Carregando...
Saiba as diferenças entre deputado federal e deputado estadual
Beatriz Gonçalves

Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Saiba as diferenças entre deputado federal e deputado estadual
Acompanhar de perto a atuação dos deputados é fundamental para conhecimento e racionalidade na hora de elegê-los, e no momento de cobrar mudanças.

Este ano, o Brasil enfrentará uma nova eleição que elegerá deputados, senadores e presidente. Mas afinal, você sabe as principais diferenças entre um deputado estadual e um deputado federal? 


Deputado Estadual

Representa o estado em que foi eleito, participando de sessões plenárias e comissões. Desta forma, as leis criadas por ele valem apenas no estado em que foi eleito.

Funções:

  •  Elabora leis estaduais;
  • Fiscaliza o trabalho do governador;
  • Representa o povo na esfera estadual ou distrital;
  • Revoga, altera e propõe leis estaduais.

A deputada estadual pelo Solidariedade, Yonny Pedroso, fala sobre a importância da representatividade feminina no Congresso Nacional com o objetivo de fortalecer a voz feminina na tomada de decisões em Brasília.

“Ampliar a participação da mulher na política é indiscutível. É um consenso que precisa ser colocado em prática. E com o meu trabalho no parlamento estadual, muito próximo das pessoas, das mães, das donas de casa, recebo muitas demandas que precisam ser levantadas no Congresso Nacional.”

Deputado Federal

Cada estado elege ao todo 4 deputados federais. Sendo eles responsáveis por criar, analisar e fiscalizar as leis em âmbito nacional. Assim, as leis criadas pelos deputados federais valem para todo país.

Funções:

  • Elabora leis que serão votadas em plenário antes de passarem para o presidente sancionar;
  • Discute e vota o Orçamento da União;
  • Vota projetos de lei de iniciativa do presidente e tribunais superiores;
  •  Atende – pessoalmente ou pelo assessor – os eleitores;
  • Propõe, altera, revoga e derroga leis.

De acordo com o deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, seu trabalho é motivado em ajudar quem mais precisa. 

“A minha motivação política é justamente essa: trabalhar para melhorar a vida de quem mais precisa. Sei o que é ter uma vida difícil, porque passei por isso na minha infância e adolescência. Por isso, desde quando era jovem luto para que os brasileiros tenham uma vida digna. Primeiro, comecei lutando por melhorias no meu bairro, depois na atuação sindical e em seguida como deputado. Essa luta por melhorias é o que me motiva.”

Acompanhar de perto a atuação dos deputados é fundamental para conhecimento e racionalidade na hora de elegê-los, e no momento de cobrar mudanças. Por essa razão, acreditamos que a informação é importantíssima para realizarmos escolhas sábias e que gerem impactos positivos para o nosso país.