Conheça a Fundação

Objetivos da Fundação

A Fundação 1º de Maio é uma instituição ligada ao Solidariedade que tem como objetivo a educação e a formação política. Deste modo, desenvolve cursos, debates, palestras e capacitação sobre política, administração pública e outros temas pertinentes para o desenvolvimento do país, tanto para filiados do partido quanto para a sociedade civil.

Transformação Política

Desde seu ano de criação, realizou mais de 300 eventos, entre encontros e grupos técnicos de trabalho pelo Brasil inteiro, atuando para preparar os cidadãos e despertar uma consciência crítica e a capacidade de atuação como agente político e ferramenta de transformação social.

Respeitando as origens do Solidariedade, ligado ao movimento sindical e à luta dos trabalhadores, a Fundação 1º de Maio promove os valores de igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e representatividade política, buscando construir um país mais justo e solidário para todos!

Linha do tempo

• 2014
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020
  • 2021
  • 2022
  • 2023
2014

Da esperança de transformar os cidadãos em agentes políticos ativos e construir espaços para debates e transmissão de conhecimento, nasce a Fundação 1º de Maio, com a missão de proporcionar a formação e educação política para a sociedade. Neste primeiro ano, realizou o Seminário de Militância e Discriminação para debater sobre o discurso do preconceito nas mídias sociais durante as eleições.

2015

Em 2015, a Fundação 1º de Maio iniciou o ano com o pé direito e começou a trabalhar nos primeiros cursos de formação política, entre eles:

• 1º Encontro Estadual Solidariedade Jovem/ES
  • 1º Núcleo Nacional de Estratégia e Articulação
  • 1º Seminário Solidariedade – RN

2016

A Fundação 1º de Maio levou cursos de formação e planejamento para vários estados, criando novas pontes entre os cidadãos e a boa política. Entre os projetos realizados estão:

• 1º GT Secretarias
  • Encontro Nacional de Prefeitos do Solidariedade
  • 2º Núcleo Nacional de Estratégia e Articulação
  • Encontro Secretários Estaduais

2017

A Fundação 1º de Maio lançou a 1ª edição da revista Humanitá e abraçou a causa inclusiva tornando o site institucional inteiramente acessível. Além disso, iniciou mais uma empreitada de cursos e eventos de capacitação, entre eles:

• Mandatários II
  • Jovens Líderes – RN
  • 2º e 3º GT Secretarias
  • 3º Núcleo Nacional de Estratégia e Articulação
  • Encontro Vice-Prefeitos

2018

Em 2018, ano de eleição, a Fundação 1º de Maio investiu ainda mais na formação dos futuros candidatos para a realização de uma campanha de sucesso. Entre os cursos e eventos realizados estão:

• Marketing Digital para Pré-candidatos
  • Mandatários I
  • Agricultura em Debate
  • Seminário Eleições 2018
  • Colóquio – Mulheres: Uma História de Luta

2019

A Fundação 1º de Maio lançou duas revistas: Núcleo 2018 e Humanitá 2ª edição. Além disso, se tornou a primeira fundação partidária brasileira a receber o Selo de Acessibilidade Digital, fornecido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Iniciou três novos cursos:

• Lidera+
  • PolíticAção
  • PolíticAção pelo Brasil

2020

Em 2020 enfrentou as adversidades e mostrou a competência em inovar! Para continuar o trabalho de formação política, a Fundação 1º de Maio criou o Conexão 1º de Maio, projeto com conteúdos especiais disponibilizados em diferentes plataformas para fornecer conhecimento e informação de forma pioneira e transformadora:

• Lives semanais
  • Canal no Telegram
  • Workshop online com os estados

2021

Este ano, mesmo com a pandemia, a Fundação 1º de Maio não poupou esforços e iniciou diferentes projetos simultaneamente com o objetivo de criar novas formas de conexão com mais pessoas e levar o trabalho que desenvolve a novos lugares. Entre eles:

• Projeto Gestão Solidária
  • Novo site institucional
  • Lançamento da Revista 1º de Maio
  • Parceria com o Todos pela Educação e Instituto sou da Paz
  • 5º Núcleo de Organização e Articulação
  • Participação no RenovaBr

2022

Este ano, a Fundação 1º de Maio lançou a Plataforma de Ensino à Distância (EaD), disponibilizando três cursos:

• #Sou Solidário
  • Elas podem + no mercado de trabalho
  • Elas podem + na liderança

Além disso, retomou as atividades presenciais com os cursos Lidera+ e Mandatários. Em compromisso com a democracia, o Solidariedade e a Fundação 1º de Maio integraram a coligação Vamos Juntos pelo Brasil e participaram da construção do plano de governo da chapa Lula-Alckmin.

2023

Em junho de 2023, a Fundação 1º de Maio incorporou as atividades da Fundação da Ordem Social e passaram a atuar sob o nome de Fundação 1º de Maio. Anteriormente, em fevereiro deste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já havia decidido por unanimidade a incorporação dos partidos PROS ao Solidariedade.

Agora, com a força das duas entidades, os projetos, cursos e eventos sobre formação política, ganharam mais força e 2023 terá uma agenda com muitas novidades. Estão previstos para este ano:

• Revista Fundação 1º de Maio nº 2
  • Núcleo de Organização e Articulação
  • Sou Solidário em diversas cidades
  • e mais novidades em breve!

Fundação em números

icon-map

26 + DF

Em quantos estados estivemos

icon-building

Em quantas cidades estivemos

icon-ideas

+ 300

Quantos cursos e eventos realizamos

icon-formation

+ 35 MIL

Quantas pessoas formamos

Pilares

Saiba em quais pilares a Fundação 1º de Maio é fundamentada

outlined_flag

Missão

Desenvolver pesquisas, formação e educação política para filiados, militantes e parlamentares do Solidariedade, bem como membros da sociedade civil que tenham afinidade com a doutrina do partido, com o objetivo de promover a cooperação e a solidariedade como princípios fundantes de todas as relações sociais.

visao

Visão

A Fundação 1º de Maio tem como visão ser reconhecida como referência inspiradora da educação política na sociedade.

valores

• Solidariedade