Carregando...

Ajuda de Acessibilidade

O site da Fundação 1º de Maio foi desenvolvido de forma a atender um amplo público através da implementação de recursos de acessibilidade, seguindo as recomendações do WCAG 2.0 (Web Content Accessibility Guidelines) ou Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da Web e que desenvolve especificações técnicas e orientações de uso internacional. O site também passou por uma avaliação de acessibilidade realizada por uma equipe de pessoas com deficiência.

Com isso, pessoas com deficiência visual, auditiva, dificuldades de aprendizagem, limitações cognitivas, mobilidade reduzida, fotossensibilidade, etc. e as combinações destas características podem navegar no site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como o alto contraste, possibilidade de aumento de fonte, ferramenta de Libras, teclas de atalho e navegação por teclado.

Atalhos

Alt+1

Ir para o conteúdo

Alt+2

Ir para o menu

Alt+3

Ir para o rodapé

Alt+4

Acessar esta página de Ajuda de Acessibilidade

Alt+C

Ativar/desativar o autocontraste

Alt -

Reduzir o tamanhos das fontes

Alt +

Aumentar o tamanho das fontes

Tecnologias Assistivas

Sugestões de programas disponíveis para pessoas com deficiência

Softwares para Deficiência Visual

  • Nitrous Voice Flux: controla o computador por voz. Gratuito;
  • NVDA: software livre para ler tela – vários idiomas (Windows). Gratuito;
  • YeoSoft Text: leitor de tela em inglês e português;
  • Jaws for Windows: leitor de tela – vários idiomas;
  • Virtual Vision: leitor de telas em português do Brasil (Windows);
  • DOSVOX: sistema para deficientes visuais (Windows ou Linux).

Observação: leia no manual do leitor de telas sobre a melhor forma de navegação em páginas web.

Softwares para Deficiência Auditiva

  • Hand Talk: Disponibilizamos a ferramenta de tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Hand Talk, que pode ser acessada em todas as páginas deste website, no canto direito superior;
  • VLibras: Suíte de ferramentas disponibilizadas pelo governo para ser instalada no computador. Essa ferramenta traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.