Conservadorismo x Progressismo: Você já sabe a diferença?
As bases da constituição brasileira são progressistas, o que para muitos não é bem aceito e a partir disso surgem diversos grupos e correntes que vão contra as leis maiores.

Recentemente a sociedade brasileira tem enfrentado uma forte polarização política, a disputa entre dois lados que defendem firmemente suas convicções vem enfraquecendo as relações entre grupos, impossibilitando o diálogo.

Durante as eleições de 2018, o Brasil foi destaque na imprensa internacional em jornais como El País e The New York Times pela radicalização e extremismo entre os candidatos à presidência e seus eleitores. A prisão do ex-presidente Lula, a facada do atual presidente Jair Bolsonaro e sua ausência nos debates, as passeatas #elenão e todos esses desdobramentos contribuíram para a polarização que vimos há quatro anos.

Este ano, enfrentaremos novas eleições e com novos meios de informação, a sociedade brasileira está exigente, mais bem informada e disposta a participar das etapas democráticas do nosso país. Por essa razão, é importante compreender as principais correntes ideológicas que nos levaram aos resultados eleitorais de 2018.

Visando a importância que a Fundação 1º de Maio dá para a informação e educação política, explicaremos o conceito de “conservadorismo” e “progressismo” e as principais características dessas duas correntes ideológicas.

O que é progressismo?

O progressismo é uma corrente ideológica que nasceu do iluminismo, movimento do século XVII e XVIII que tinha como principal característica a crença de que o progresso ocorreria por meio da razão humana e não da fé religiosa e moral.

Impulsionado principalmente pela ciência e tecnologia, os seguidores dessa corrente acreditam que a liberdade e igualdade são os princípios fundamentais para uma sociedade justa.

De acordo com as ideias progressistas, o Estado deve promover meios que gerem a igualdade dos indivíduos, das minorias sociais e garantir a liberdade dos mesmos.

Além disso, os progressistas acreditam na ruptura dos padrões tradicionais para gerar mudanças intensas e rápidas na sociedade, com impactos revolucionários e positivos, o que contraria o pensamento dos conservadores que defendem o oposto.

O que é Conservadorismo?

Principal defensor da manutenção dos valores sociais tradicionais, como a família, os antigos costumes, a religião, a tradição e a comunidade. Assim, os conservadores vão contra qualquer corrente ideológica ou movimento que promova a ruptura desses valores.

O conservadorismo acredita fundamentalmente na liberdade política e na ordem social e moral para a manutenção de uma sociedade saudável. Assim, qualquer mudança ou progresso deve ocorrer de forma cautelosa e gradual, mantendo a estabilidade das instituições e evitando rupturas ou revoluções.

Em razão disso, uma de suas principais crenças que vai contra a corrente do progressismo, é de que o Estado deve promover igualdade para todos. Os conservadores acreditam que a igualdade política – jurídica é suficiente para promover a igualdade, e que o Estado não tem obrigação de criar meios para melhorar a igualdade econômica, material, étnica etc.

Sendo assim, acredita-se por meio dessa corrente de pensamento que a igualdade depende apenas do indivíduo, de seu esforço e competências.

As eleições de 2022

Ainda assim, toda democracia tem como base o diálogo e ele deve ocorrer entre ambos os lados e ideias.

Dito isso, acreditamos no debate saudável entre ambas as partes, diálogo e a construção de um congresso diverso e com pluralidade de ideias de forma que contemple a todos com igualdade e justiça.