Dia Nacional da Alfabetização
Eduardo Rodrigues

Estagiário da Fundação 1º de Maio

Dia Nacional da Alfabetização
A alfabetização é definida como o processo de aprendizagem, que capacita o indivíduo a desenvolver a habilidade de ler e escrever, e utilizá-la como um meio de comunicação (Foto: Reprodução/ Agência Senado)

Neste domingo (14), é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. A data foi instituída com o objetivo de ressaltar a importância da implantação de melhores condições de ensino para o desenvolvimento social e econômico do país.

A data foi criada em 1966, em homenagem ao decreto nº 19.402, que fundou o MEC (Ministério da Educação), em 1930.

Analfabetismo no Brasil

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, 11 milhões de pessoas são analfabetas, na faixa dos 15 anos ou mais.

E pelos critérios da organização, esses indivíduos não são capazes de ler e escrever ao menos um bilhete.

O gráfico ilustra a porcentagem de analfabetos, na faixa dos 15 anos ou mais,  por região

Fundação 1º de Maio

Pensando em melhorar a educação no nosso país, a Fundação 1º de Maio tem como objetivo a educação e a formação política. Desde a sua criação, desenvolve cursos, projetos e palestras, para formar cidadãos politicamente ativos.

Ao longo de sua história, já produziu mais de 200 eventos, 26 cursos e formou mais de 10 mil pessoas. E em breve, lançaremos a nossa plataforma EAD, para ampliar ainda mais o nosso  alcance.

“Na Fundação 1º de Maio acreditamos que é por meio da formação e capacitação que podemos promover a transformação social. Por isso, em breve lançaremos nossa plataforma EAD, tornando a educação política mais democrática e acessível a todos”, disse Samanta Costa, Presidente da Fundação 1º de Maio

A Fundação 1º de Maio e o Solidariedade defendem o direito do cidadão de ter acesso a uma educação de qualidade, para formar profissionais e cidadãos com consciência crítica e visão apurada. Fortalecer a educação é garantir um futuro melhor e mais igualitário.