Carregando...
Dia Internacional dos Estudantes
Eduardo Rodrigues

Eduardo Rodrigues

Estagiário da Fundação 1º de Maio

Dia Internacional dos Estudantes
A data se originou em 1941, em Londres, por uma iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes - Imagem: IStock

Nesta quarta-feira (17), é celebrado o Dia Internacional dos Estudantes, em homenagem aos estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutaram corajosamente contra tropas nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 17 de novembro de 1939, a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos foi tomada pelos nazistas, e vários estudantes foram torturados e executados.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, 11 milhões de pessoas são analfabetas, na faixa dos 15 anos ou mais.

E pensando em mudar a realidade da educação básica em nosso país. A organização Todos pela Educação, em parceria com o Solidariedade e a Fundação 1º de Maio, criou o curso “Educação Já Municípios”.

Programa Compromisso pela Educação

O projeto tem como objetivo ampliar e qualificar as gestões municipais, com informações que auxiliem a criação e manutenção de políticas públicas que beneficiem a comunidade escolar da região. E foi dividido em três fases:

I – Inscrições, que foi de 29 de junho a 15 de agosto de 2021;

II – Assinatura da carta-compromisso pela gestão municipal com a Educação e o curso disponibilizado em EAD;

III – Os municípios que tiverem assinado a carta-compromisso e o gestor tenha concluído a formação serão contemplados com o “Selo Compromisso com a Educação”;

O projeto, além de reiterar o compromisso com boas práticas em relação à comunidade escolar no município, é uma ponte para futuros projetos realizados pelo Solidariedade, Fundação 1º de Maio e o Todos pela Educação.

“Acreditamos que é possível corrigir os rumos da Educação e redesenhar nossa ideia de futuro, combalida por dificuldades e retrocesso, tendo como base a escola pública e de qualidade. E essa correção parte também dos Municípios, que já demonstraram sua capacidade de resolver problemas e atrasos igualmente históricos. Mas exige trabalho e esforço coletivos, tempo e energia, investimento e gestão. Temos estudado e disseminado, com uma ampla rede de especialistas e parceiros, políticas capazes de garantir que cada criança e jovem tenha seu direito a uma Educação de qualidade efetivado. Exemplo desse esforço foi a produção e divulgação do documento Educação Já Municípios, um aprofundamento da agenda Educação Já!”, disse Kayli Cappucci, Coordenadora de Relações Governamentais do Todos Pela Educação.

O certificado de conclusão foi outorgado pelo Todos Pela Educação em parceria com a FGV – DGPE In Company e com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto.

O Dia Internacional dos Estudantes ressalta a busca por conhecimento mediante o estudo, pois, é com a educação que se transforma uma sociedade.