Violência nas escolas: o que fazer?
Fundação 1º de Maio

Equipe de Comunicação

Violência nas escolas: o que fazer?
Debate sobre violência e educação reforçam a necessidade de políticas públicas

Os últimos episódios de atentados e violência nas escolas têm chocado boa parte da sociedade brasileira, o que retomou o debate sobre a segurança e, principalmente, sobre o que tem motivado esses ataques.

Em pesquisa realizada pela instituição Nova Escola, milhares de professores foram ouvidos para que eles pudessem expor suas opiniões sobre o tema e também as possíveis soluções.

O que os educadores relatam?

Apesar da maioria ter sofrido agressões verbais e psicológicas, a violência física representa 88% dos casos. 50% alegam que os principais agressores são os estudantes, seguidos dos pais de alunos (25,65%), dos gestores das escolas (11,4%) e de outros professores ou colegas (9%).

Para os educadores, quais as razões para a violência?

Foram validadas 3.541 respostas, considerando a retomada das aulas pós pandemia:

• Aumento de doenças psicológicas por causa do isolamento (57,37%)
  • Influência negativa dos familiares em virtude da vulnerabilidade que eles vivem e escassez de base de conduta social (51,54%)
  • Falta de socialização dos alunos durante a pandemia (44,96%)
  • Falta de ações disciplinares para os atos praticados pelos alunos (27,65%)
  • Influência da região onde reside o aluno e está a escola (17,71%)
  • 28,64% responderam “todas as alternativas”

Existem soluções?

Os educadores sugeriram algumas soluções para o problema:

• Criação de um plano de convivência, com regras e ações criadas coletivamente (65,25%)
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais com os alunos (62,30%)
  • Organização de ações de mediação de conflitos (57,08%)
  • Orientação e/ou formação socioemocional para os professores (56,37%)
  • Novas medidas de políticas públicas (42%)
  • Ações para incentivar uma gestão democrática (29%)
  • Reuniões quinzenais com os familiares dos alunos (28,36%)

A luta pela Educação é função de toda a sociedade. Com a onda crescente de discursos de ódio e violência, a criação de políticas públicas efetivas para prevenção e enfrentamento dessa realidade são essenciais para garantir a segurança no ambiente escolar.