Dia Internacional da Democracia: regime em declínio no Brasil

Estagiário da Fundação 1º de Maio

Dia Internacional da Democracia: regime em declínio no Brasil
Imagem: IStock

Neste dia 15 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Democracia, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reforçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais.

O Brasil se tornou republicano em 15 de novembro de 1889 e, desde então, existiu sete diferentes repúblicas. Atualmente, estamos na Nova República – promulgada em 1988 – com a Constituição Cidadã.

Apesar de ser o maior período democrático, o país já passou por processos de “impeachment” e ataque direto à democracia. Mas afinal, você sabe o que significa Democracia?

Conceito de democracia

O termo democracia tem origem grega e, etimologicamente, pode ser dividido por: demos (povo), kratos (poder).

Assim, democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, em tese, exercido pelo povo e resulta em um sistema governamental que se forma pela livre escolha de políticos, por meio de votação.

“A democracia é um governo do povo, pelo povo, para o povo.” – Abraham Lincoln (1809 – 1865), presidente dos Estados Unidos.

Poliarquia

Democracia no Brasil
Direito ao voto é uma das características da Poliarquia – foto: depositphotos

Poliarquia é um modelo desenvolvido pelo cientista político americano Robert Dahl (1915-2014), para designar a forma e o modo como funcionam os regimes democráticos dos países ocidentais desenvolvidos ou industrializados. As principais características são:

• Liberdade de expressão;
  •  Direito de voto;
  •  Eleições livres, frequentes e idôneas;
  •  Garantia de acesso a fontes alternativas de informação.

Pensando assim, em um país democrático, caso fosse utilizado as características da poliarquia, poderíamos chamar de “democracia perfeita”. Entretanto, não é bem assim.

Democracia no Brasil

Inicialmente, ela surgiu no Brasil no governo Vargas, entre 1934 e 1937. Mas, na história tivemos dois períodos – Estado Novo (1937-1945) e Ditadura Militar (1964–1985) – de autoritarismo, censura e falta de democracia.

Segundo o relatório Variações da Democracia (V-Dem), ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, o Brasil é o quarto país que mais se afastou da democracia em 2020.

Contudo, a queda do país só não foi maior do que as da Polônia, Hungria e Turquia. Os dois últimos, se tornaram oficialmente autocracias, na classificação do V-Dem.

Ataques de Bolsonaro à democracia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já fez diversos ataques à democracia, dentre eles podemos citar a PEC do voto impresso – rejeitado na Câmara dos Deputados – e a última, durante um discurso na Avenida Paulista.

Em suas falas, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral brasileiro, governantes e prefeitos, além de afirmar que não vai mais cumprir as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais” – disse Bolsonaro.

Bolsonaro participa de ato na Paulista, em São Paulo  — Foto: Miguel Schincariol/ AFP
Bolsonaro participa de ato na Paulista, em São Paulo — foto: Miguel Schincariol/ AFP

Vale lembrar que, o Alexandre de Moraes é responsável pelo inquérito que investiga o financiamento e organização de atos contra as instituições e a democracia. No qual, já determinou prisões de aliados do presidente e de militantes bolsonaristas.

Portanto, a democracia se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular. Em oposição à ditadura, permite que os cidadãos se expressem livremente.

Fonte: G1 e CNN