8 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo
Urbanismo é uma ciência humana, multidisciplinar, que consiste em estudo e planejamento para o crescimento de uma cidade - Imagem: IStock

Nesta segunda-feira (8), comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. A data serve para a reflexão sobre os problemas urbanos e das grandes metrópoles, integrando o poder público e a sociedade civil.

Foi instituída pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, em 1934, com o objetivo de aumentar o interesse profissional e público aos problemas do crescimento desordenado das cidades.

E quinze anos depois, em 1949, a ONU (Organização Nacional das Nações Unidas), incluiu a data em seu calendário.

Entre os temas debatidos na data, estão:

• Sistema de transportes;
  • Locais de habitação;
  • Soluções de lazer;
  • Planejamento de áreas verdes.

E pensando nas necessidades, desenvolvimento social, urbano e sustentável das cidades, a Fundação 1º de Maio desenvolveu o projeto Gestão Solidária.

Gestão Solidária: O jeito Solidariedade de governar

O Gestão Solidária é um projeto que utiliza a metodologia do Instituto Cidades Sustentáveis, com o intuito de promover um desenvolvimento social e sustentável para as cidades, por meio de conteúdos de capacitação técnica para prefeitos.

O programa oferece treinamento, acompanhamento e capacitação durante os quatro anos de governo, ampliando sua capacidade técnica e, consequentemente, contribuindo para uma gestão mais transformadora.

A prefeita de Uberaba (MG), pelo Solidariedade, Elisa Araújo, relata sobre a experiência do projeto, e sua importância para o desenvolvimento da sua cidade:

“Nossa gestão tem por objetivo desenvolver e implantar políticas públicas qualificadas que, de fato, melhorem a qualidade de vida da população. Para alcançar esse objetivo o nosso planejamento se baseia em indicadores que possibilitem a mensuração das ações da gestão diante da realidade que deparamos em nosso município. É importante frisar também, que o Gestão Solidária passa pelo viés do diálogo com a sociedade e a participação dos setores organizados na construção de projetos e melhorias em nossa cidade”, disse Elisa, a primeira mulher eleita prefeita em Uberaba.

Os prefeitos do Solidariedade têm acesso a conteúdos e capacitação técnica por meio de cursos de parceiros, alinhado a ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU, para a Plataforma Agenda 2030.

Portanto, o Gestão Solidária trabalha com políticas públicas que atendam de fato as necessidades dos municípios para ajudar a transformar o Brasil em um país mais desenvolvido e sustentável.