• Projetos
  • Gestão Solidária – o jeito Solidariedade de governar

Projetos

Gestão Solidária - o jeito Solidariedade de governar

As cidades no Brasil são tão diversas quanto seus maiores desafios, sejam eles na Saúde, na Educação ou no Lazer. Cada um dos 5.570 municípios do país enfrenta uma realidade diferente em suas necessidades, recursos, características e possibilidades de soluções. Para compreender essas questões e traçar formas de enfrentamento e aperfeiçoamento das políticas públicas municipais, é necessário uma atenção especializada para cada uma das áreas necessitadas.

O projeto

Buscando estabelecer pontes entre as gestões municipais e parceiros da sociedade civil organizada, que já têm expertise em análise e implementação de metas, trabalho técnico e capacitação de pessoal, a Fundação 1º de Maio desenvolveu o Gestão Solidária.

Inicialmente, o programa ofereceu auxílio técnico voltado à transição de governo a quatro prefeitos eleitos em 2020 pelo Solidariedade.

No que diz respeito ao diagnóstico e metodologia dos indicadores das cidades que fazem parte do programa, trabalhamos com o que tem de mais moderno em relação ao desenvolvimento social, urbano e sustentável, baseado nos princípios de um dos nossos parceiros: o Instituto Cidades Sustentáveis. Esse recurso está alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU, para a Plataforma Agenda 2030.

Posteriormente, todos os prefeitos do Solidariedade passaram a ter acesso a conteúdos e capacitação técnica por meio de cursos de parceiros, com temas primordiais relacionados a uma visão de futuro que inclui planejamento urbano, desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade.

Objetivos

Com esse novo programa, a gestão municipal ganhará com a experiência dos parceiros, ampliando sua capacidade técnica na execução de boas práticas em políticas públicas eficazes. Em contrapartida, os parceiros poderão ver implementados, por meio dos gestores municipais, seus objetivos voltados à construção de cidades e gestões que sejam eficientes e que dialoguem com as demandas locais, levando em conta a população, seus anseios, experiências e propostas.

Segundo o diretor executivo da Fundação, Guilherme M. Martinelli, esse projeto deverá levar às cidades um jeito Solidariedade de governar.

“Vamos auxiliar e capacitar tecnicamente o grupo de gestores do município, para que eles possam desenvolver e implantar políticas públicas qualificadas. Além disso, a Fundação 1º de Maio dará suporte aos municípios com acompanhamento, treinamento e capacitação durante os quatro anos de gestão. A ideia é não só quantificar essas ações, mas oferecer uma gestão pública com a cara do Solidariedade.”

Todos juntos

Para a Fundação 1º de Maio, garantir que a gestão municipal trabalhe em prol dos ideais do partido, por meio de políticas públicas que, de fato, atendam às necessidades da população, é essencial para o desenvolvimento de uma gestão transformadora, bem-sucedida e benéfica para todos.