Carregando...
19 de outubro: Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama
19 de outubro: Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte.

E estima que para 2021, sejam diagnosticados 66.280 novos casos no Brasil, sendo 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama evoluiu nas últimas décadas, e é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas, com base no diagnóstico emitido pelo médico. Além disso, quando diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial de cura.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária. Além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

A lei nº 12.732, 2012, estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso

Sintomas do câncer de mama

Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, que devem sempre ser investigadas por um médico ginecologista, que vai solicitar exames para avaliar o risco de câncer. Dentre os sintomas, podemos citar:

  • Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo).

Prevenção

Segundo o Inca, a mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama, que possibilita a cura em mais de 90% dos casos em estágio inicial. O que permite a redução de cerca de 30% na mortalidade em mulheres de 40 a 69 anos.

Além disso, é importante que as mulheres tenham uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, além de fazer consultas regularmente, autoexame. E se perceber alguma alteração na mama, procure um médico imediatamente.