Fundação 1º de Maio completa 7 anos em setembro
Fundação 1º de Maio

Equipe de Comunicação

Fundação 1º de Maio completa 7 anos em setembro
Ao longo de todo o mês, redes sociais e site da organização estarão com conteúdos especiais de aniversário

O mês de setembro é um período importante para a Fundação 1º de Maio. Foi neste mês, em 2014, que a organização foi fundada e pôde começar sua trajetória na busca por construir um país com mais igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e representatividade política. Ou seja, um país mais justo e solidário para todos.

A história da Fundação 1º de Maio é ligada ao surgimento do partido Solidariedade, pois é a instituição do partido responsável por promover capacitação política, disseminar conhecimento e fomentar o pensamento crítico na sociedade. Afinal, é isso que uma fundação partidária faz, você sabia?

O que é uma Fundação Partidária?

No Brasil, todo partido político é obrigado, por lei, a manter uma fundação partidária de caráter educativo para promover a doutrinação política do partido e, assim, incentivar a diversidade democrática. Todas as legendas precisam destinar às suas Fundações ao menos 20% de recursos do Fundo Partidário.

A ideia principal é que as fundações capacitem seus integrantes para que eles possam atuar de forma mais consistente na política, propondo políticas públicas e também atuando como agentes de mudança na sociedade.

Com esse objetivo, as fundações promovem cursos, oficinas, seminários e palestras, tanto presencial (até antes da pandemia da COVID-19) quanto online e em diversas partes do Brasil. Elas também são responsáveis por produzir conteúdo, como este que você está lendo agora e os demais textos deste site.

Como surgiram?

As fundações partidárias foram criadas com a publicação da Lei nº 6.339/76, que inclui na Lei Orgânica dos Partidos Políticos (Lei nº 5.682/71) um inciso que obriga os partidos a criarem esses institutos.

Apesar de “antiga”, foi somente no ano de 1995 que a nova lei orgânica dos partidos políticos (Lei 9.096/95) colocou as fundações partidárias em um novo nível de estrutura ao vincular essas instituições educacionais aos recursos do Fundo Partidário. A partir deste momento, foi definido o valor mínimo do recurso destinado a essas instituições.

Como a Fundação 1º de Maio atua?

A Fundação 1º de Maio surgiu no mesmo ano da fundação do partido Solidariedade. Seguindo os preceitos do partido, ligado à luta dos trabalhadores e, principalmente, ao movimento sindical, a Fundação 1º de Maio já promoveu diversos cursos e eventos ao longo destes 7 anos de existência.

Com o objetivo de promover a cooperação e a solidariedade como princípios fundantes de todas as relações sociais, a Fundação desenvolve cursos, debates, palestras e capacitação sobre política, administração pública e outros temas que possam auxiliar o desenvolvimento do Brasil.

A ação educativa da Fundação é destinada não só para os filiados do partido Solidariedade, mas para a sociedade em geral, sempre no intuito de promover o debate e o pensamento crítico entre todos os cidadãos para que, desta maneira, os cidadãos tenham ferramentas para que seja possível construir um país mais justo e solidário.

Neste mês de aniversário, acompanhe o conteúdo da Fundação 1º de Maio no site e também nas redes sociais e conheça mais de perto o que a instituição tem feito ao longo desses anos de existência!