Atos contra Bolsonaro ocorrem hoje em 76 cidades do Brasil
Os organizadores decidiram levar às ruas o hino nacional e as cores verde e amarela

Neste sábado (2), em pelo menos 76 cidades do Brasil, ocorrem protestos contra o governo Bolsonaro, com o intuito de “manter a pressão pelo fim desse governo” e o impeachment do presidente. Os atos são organizados pela Campanha “Fora Bolsonaro”, em união aos partidos Solidariedade, PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSB, PV, REDE e Cidadania, além dos movimentos sociais, centrais sindicais e das Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular.

Vale lembrar que, em reunião na última segunda-feira (27), os organizadores decidiram levar às ruas o hino nacional e as cores verde e amarela.

“A ideia é que o hino e a bandeira do Brasil sejam resgatados pelo campo republicano. Não faz sentido permitir que sejam apropriados pelas manifestações fascistas”, disse à Folha o sociólogo Fernando Guimarães, coordenador do Direitos Já.

No protesto da Avenida Paulista, em São Paulo, estão programadas falas de lideranças nacionais de cada um dos partidos. Entre os principais pontos dos atos contra Bolsonaro estão:

• Desemprego;
  • Fome;
  • Inflação;
  • Miséria;
  • Morte de quase 600 mil pessoas pela Covid-19.

“O Brasil não aguenta mais o governo Bolsonaro e todo mal que ele representa. Vivemos momentos difíceis com recorde de trabalhadores desempregados, fome e miséria em todo país. Enquanto isso, Bolsonaro brinca de ser presidente e luta para retirar ainda mais direitos dos brasileiros. É por tudo isso que no dia 2 de outubro, diremos Fora Bolsonaro. Vamos às ruas exigir os nossos direitos, lutar por um Brasil melhor e pelo impeachment de Bolsonaro”” – disse Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade e deputado federal (SP).

Confira a nota divulgada pelos organizadores da Campanha “Fora Bolsonaro”:

A Coordenação da Campanha Fora Bolsonaro, reunida nesta sexta-feira (10), conclama os movimentos, organizações, partidos, ativistas e a população brasileira a continuar a pressão pelo fim deste governo genocida e criminoso, responsável pelo desemprego, fome, inflação, miséria e a morte de quase 600 mil pessoas.

A Campanha, em sintonia com os partidos de oposição que se reuniram e apontaram a construção de mobilizações para o início do mês de outubro, indica o dia 2 de outubro como data da próxima mobilização por Fora Bolsonaro e Impeachment Já!

O vice-presidente nacional do Solidariedade, Jefferson Coriteac, disse que os ataques à democracia e à Constituição feitos por Bolsonaro nas manifestações do último dia 7 foram determinantes para a união entre os opositores.

“O dia 7 de Setembro, com a ameaça à democracia e à nossa Constituição, foi o estopim para começar essa união. Acho que agora começa essa organização, a partir de hoje. O Solidariedade, junto com partidos de oposição, já fizeram um documento para o ‘Fora Bolsonaro’. No fórum do Direitos Já!, há partidos que não são declaradamente de oposição ao governo, mas que estão unidos na defesa da democracia. Dentro em breve, acho que deve haver uma ação muito maior. Nossa prioridade é lutar pela defesa dos direitos dos trabalhadores, dos mais necessitados, não deixar que a democracia e a Constituição sejam afetadas. Estamos lutando para que as pessoas possam se alimentar e viver, porque hoje temos preços altíssimos e pessoas sem condições de se manter.” – afirmou Jefferson.

Com informações da Folha de São Paulo e R7