Carregando...
Fascismo uma ameaça a democracia
Eduardo Rodrigues

Eduardo Rodrigues

Estagiário da Fundação 1º de Maio

Fascismo uma ameaça a democracia
Na "Noite dos Cristais", em 1938, sinagogas, lojas e casas de judeus foram atacadas (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)

Nesta terça-feira (9), é o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo. A data se refere à luta contra o preconceito, intolerância e os discursos autoritários na União Europeia.

A data foi escolhida devido à “Noite dos Cristais”. Em 9 de novembro de 1938, a Alemanha Nazista incendiou sinagogas (templo de culto judaico), lojas foram roubadas e destruídas e cerca de 91 judeus foram assassinados.

Conceito e características do Fascismo

Fascismo é um regime de governo altamente nacionalista e autoritário, caracterizado pelo poder ditatorial, que teve início na Europa no século XX. Suas principais características são:

  • Enaltecimento ao líder: único capaz de solucionar os problemas da nação
  • Totalitarismo: controle em massa da população;
  • Militarismo: acredita na utilização da força e da violência para atingir seus objetivos;
  • Controle da mídia e censura;
  • Desprezo aos direitos humanos e a normalização das torturas, prisões e execuções.

Fascismo no Brasil?

Nos dias atuais, é muito comum as pessoas utilizarem o termo “fascista” ou características do regime em manifestações e postagens nas redes sociais, como fez o presidente Jair Bolsonaro.

No dia 31 de maio de 2020, Bolsonaro compartilhou em seu perfil no Facebook um vídeo que reproduz uma frase utilizada por Benito Mussolini, líder do fascismo italiano no século XX.

A gravação mostra um idoso italiano caminhando na rua e gritando “a liberdade vale mais que a morte”. E no final ele diz “é melhor viver um dia como leão do que cem como cordeiro.”— essa frase foi um dos slogans de propaganda de Mussolini.

Além disso, Bolsonaro faz diversos ataques aos meios de comunicação, com discursos de ódio e nacionalista, o que o faz com que seja comparado ao ex-líder fascista.

E apesar do Fascismo não estar em regime no nosso país, os discursos e atitudes do presidente ameaçam a democracia.

O Solidariedade entende que os discursos de ódio e o preconceito devem ser combatidos. Por isso luta pela democracia, para transformar o Brasil em um país mais justo e democrático.