Carregando...
25 de outubro: Dia da Democracia
25 de outubro: Dia da Democracia
Democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, em tese, exercido pelo povo - Imagem: Stockphotos

Hoje, (25), comemora-se o Dia da Democracia no Brasil, a data foi escolhida devido ao assassinato do jornalista Vladimir Herzog, no dia 25 de outubro de 1975.

O jornalista morreu após uma tortura no DOI-CODI (Destacamento de Operações Informações – Centro de Operações de Defesa Interna), que provocou a primeira reação popular contra o regime militar de 1964, e se tornou um marco na luta pela redemocratização do Brasil.

Conceito de Democracia

O termo democracia tem origem grega e, etimologicamente, pode ser dividido por: demos (povo), kratos (poder).

Assim, democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, em tese, exercido pelo povo e resulta em um sistema governamental que se torna pela livre escolha de políticos, por meio de votação.

Todavia, ações que são contra ao regime democrático, às instituições e aos princípios da Constituição, são chamados de atos antidemocráticos.

Antidemocracia

Segundo o dicionário, a antidemocracia é um sistema político que não é democrático, que se opõe ou que rejeita a democracia.

As práticas antidemocráticas são todas aquelas ações em que a autoridade do povo, a Constituição não são respeitadas, ou seja, a democracia não é cumprida. Dentre os principais pontos da antidemocracia, podemos destacar:

  • Fraude eleitoral;
  • Parcialidade das mídias;
  • Corrupção e desonestidade no meio político;
  • Repressão policial;

Além disso, os atos antidemocráticos podem ser manifestações (orais, publicadas em redes sociais e em protestos), que são contra o regime democrático.

Portanto, a democracia tem como base a proteção dos direitos humanos fundamentais, como liberdade de expressão e voto. Por isso, deve ser assegurada e respeitada.