Dia Internacional da Mulher: 7 dados sobre mulheres no Brasil
Fundação 1º de Maio

Equipe de Comunicação

Dia Internacional da Mulher: 7 dados sobre mulheres no Brasil
Data reforça importância da luta das mulheres por direitos.

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data simbólica para a luta histórica das mulheres por mais direitos e equidade socioeconômica. Oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data relembra uma série de protestos, greves e manifestações femininas ao longo do século XX.

Mesmo em meio a notáveis avanços de direitos, a realidade ainda não é das mais favoráveis para mulheres. Representando maioria da população brasileira (51,8%), as mulheres ainda enfrentam a sub-representação política, desigualdade salarial, falta de políticas públicas especificas, além das violências de gênero e machismo estrutural.

Nesta data tão importante para visibilidade da luta feminista, separamos 7 dados importantes sobre mulheres no Brasil.

1 Mulheres são maioria nas universidades

Estudos do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020 apontam que 57% dos estudantes do ensino superior são mulheres. Elas são maioria nos cursos de Pedagogia (92,5%); Serviço Social (89,9%); Nutrição (84,1%); Enfermagem (83,8%); Psicologia (79,9%) e Fisioterapia (78,3%).

2 Quase a metade dos lares brasileiros são sustentados por mulheres

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 45% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres. Entre 2014 e 2019, cerca de 10 milhões de mulheres eram responsáveis, exclusivamente, pela manutenção e sobrevivência de suas casas e famílias.

3 A maioria dos artigos científicos são produzidos por mulheres

De acordo com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 72% das produções cientificas do Brasil são realizadas por mulheres.

4 Mulheres são maioria entre os profissionais da saúde

Levantamento do Censo do IBGE demonstra que dos mais de seis milhões de profissionais da saúde – do setor público e privado – 65% são mulheres. No SUS, seja nos serviços básicos ou na gestão do Sistema, também são protagonistas.

5 O eleitorado brasileiro é de maioria feminina

Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que 52,6% dos eleitores brasileiros são mulheres. Considerando eleitores com nível superior completo, mulheres também são maioria (60%).

6 A maioria dos leitores brasileiros são mulheres

Segundo o Ibope de Inteligência para o +Mundo Marketing, 60% dos leitores do Brasil são mulheres. A importância de ressaltar esse dado é que, antes do século 19, ler era um ato de resistência. Isso porque o acesso ao conhecimento era tido como algo exclusivo para homens. Mulheres que ousavam ir contra ao estipulado pela sociedade da época sofriam represálias.

7 Crescimento da representatividade feminina política

Nas eleições de 2022, a bancada feminina na Câmara dos Deputados aumentou 18%. Entre os candidatos mais votados, mulheres estavam no topo em oito estados e no Distrito Federal. Atualmente, mulheres representam 15% das cadeiras.

“Se queremos um país mais democrático e igualitário precisamos mudar o curso dessa história. Queremos mulheres no alto escalão das empresas, atuando em setores que são, hoje, dominados por homens e também queremos que elas estejam cada vez mais engajadas na política, a maior ferramenta de transformação social.”

Samanta Costa, presidente da Fundação 1º de Maio