Dia da Juventude do Brasil

Estagiário da Fundação 1º de Maio

Dia da Juventude do Brasil
Imagem: IStock

Nesta quarta-feira (22), é comemorado o Dia da Juventude do Brasil, a data foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre a importância e poder de mobilização dos jovens.

Segundo pesquisa da FGV (Faculdade Getúlio Vargas) Social, o Brasil tem quase 50 milhões de jovens entre 15 a 29 anos. A população tida como futuro do país necessita de políticas públicas que incentivem o seu crescimento, formação e qualidade de vida.

A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas, além de ser precursora de mudanças políticas no cenário nacional. Pensando nisso, o Partido Solidariedade criou a Secretaria Nacional da Juventude.

Com o objetivo de assegurar as mudanças necessárias para garantir qualidade de vida aos jovens, ciente das necessidades e características inerentes dessa população.

Secretaria Nacional da Juventude

A Secretaria Nacional da Juventude trabalha para mudar a realidade dos jovens, principalmente daqueles que vivem nas periferias e nas regiões mais pobres do país.

Assim, exige que os agentes e instituições públicas promovam políticas que garantam educação, emprego, saúde, lazer e segurança.

Principais bandeiras da Secretaria

• Defende um ensino de qualidade que reduza a vulnerabilidade dos jovens, defendendo suas potencialidades pessoais e profissionais;
  • Defende práticas intergeracionais com estímulo ao trabalho social;
  • Defende iniciativas que ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional e trabalho formal para jovens que sejam engajados em trabalhos comunitários;
  • Defende os direitos das juventudes, apoiando políticas que promovam a participação social, autonomia e emancipação dos jovens, valorizando suas individualidades.

Portanto, o objetivo da Secretaria é inserir os jovens na vida política do país, com base nas suas necessidades e transformando-as em ações que garantam o protagonismo da juventude.

Caso tenha se identificado com as bandeiras, filie-se ao Solidariedade, e vamos juntos na construção de um país mais justo e igualitário.