Dia da Instituição do Direito ao Voto da Mulher
Eduardo Rodrigues

Estagiário da Fundação 1º de Maio

Dia da Instituição do Direito ao Voto da Mulher
Hoje completa 91 anos da criação do direito ao voto das mulheres no Brasil (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Nesta quarta-feira (3), comemora-se o Dia da Instituição do Direito ao Voto da Mulher. A data é celebrada devido a criação do projeto de lei pelo direito ao voto das mulheres, em 1930.

As atividades parlamentares estavam suspensas, e somente em fevereiro de 1932, o voto feminino foi decretado, pelo presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Porém, passou a ser previsto pela Constituição Federal dois anos depois, em 1934.

Desde então, com a Constituição Federal de 1988, o voto passou a ser um direito assegurado a todo cidadão brasileiro.

Representação feminina no Legislativo

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 1951/21, do Senado, que estabelece uma percentagem mínima das cadeiras nos legislativos (federal, estadual e municipal) para candidatas de forma escalonada até a eleição de 2038, quando seriam garantidas 30% das vagas às mulheres.

Segundo a Agência Câmara, apenas 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres.

Conforme o Mapa das Mulheres na Política 2020, feito pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UIP (União Interparlamentar), o Brasil ocupa o 140º lugar no ranking de representação feminina no parlamento, em uma lista com 191 países.

Na América Latina, por exemplo, o país está à frente de Belize (169º) e Haiti (186º). Entretanto, fica atrás da Argentina (19º) e Bolívia (3º).

O Solidariedade, em parceria com a Fundação 1º de Maio e a Secretária da Mulher, tem o objetivo de mudar essa situação por meio do curso Lidera+

Lidera+

O Lidera+ é um curso de formação política exclusivo para mulheres que têm como objetivo participar das eleições de 2022 e disputar cargos eletivos por meio de campanhas planejadas, viáveis e competitivas.

“Queremos convidar todas a participar do Lidera+. Mulheres que querem participar seriamente para fazer uma linda pré-campanha e campanha, para que possamos eleger mais mulheres pelo Solidariedade no ano que vem”, disse Loreny, secretária nacional da mulher do Solidariedade.

O Solidariedade e a Fundação 1º de Maio acreditam na importância de construir novas lideranças femininas por meio da capacitação política, pois, somente com mais mulheres na política, haverá uma igualdade de gêneros.

Inscreva-se já! O período de inscrição para o processo seletivo vai até a próxima sexta-feira (5).  A divulgação da lista de aprovadas será no dia 10 de dezembro.