Os desafios da educação no Brasil

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Os desafios da educação no Brasil
Fundação 1º de Maio

A educação é um direito constitucional de crianças e adultos, mas permanece o desafio de garantir esse direito no país. No Brasil, 25% da população não sabe ler e escrever, são 11,8 milhões de analfabetos e 3 milhões de estudantes do segmento de educação de jovens e adultos ( EJA).

Pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que metade dessa porcentagem representa pessoas de 15 anos ou mais, sendo a maioria adultos pretos ou pardos e mulheres acima dos 30 anos.

A importância do EJA

O Governo Federal criou, em 2007, uma modalidade de ensino de educação para jovens e adultos (EJA), destinada para aqueles que não tiveram acesso à educação. O programa tem como objetivo principal a democratização da educação, a qualificação e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

A importância do EJA não está só ligada à alfabetização, mas à independência e desenvolvimento do potencial de pessoas que não tiveram essa oportunidade.

Evasão escolar em 2020

Em 2020, o Censo Escolar de educação básica publicou na portaria do Ministério da Educação (MEC) uma queda crescente de 470.545 nas matrículas do ensino médio e no EJA.

A evasão escolar é uma questão histórica no Brasil, e foi agravada durante a pandemia, que dificultou o acesso de crianças e adultos que não têm o devido suporte para se adequar à plataforma de educação à distância (EAD)

A garantia do direito à educação e expansão de programas como o EJA, dependem de políticas públicas eficazes e que sejam aplicadas não apenas em grandes metrópoles, mas em todo o território brasileiro.

Fonte: Educa Mais Brasil