Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Paulo Pequeno

Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência do Solidariedade

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O Brasil vive momentos de exclusão e perdas de direitos, temos milhões de pessoas com algum tipo de deficiência sem a assistência básica, nós precisamos das garantias de direitos e oportunidades para vivermos com dignidade, necessitamos de políticas públicas de qualidade.

O Dia internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa e de importante reflexão, promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de conscientização para inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços sociais, políticos, econômicos e culturais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes são tratados pelo restante da população com discriminação, o que afasta a inclusão e as oportunidades para a construção de uma vida digna para as pessoas com deficiência e seus familiares.

Entre as pessoas mais pobres do mundo, 20% tem alguma deficiência física ou mobilidade reduzida. Mulheres e meninas com deficiência são particularmente as mais vulneráveis ao assédio e abusos, são mais propensas a serem vítimas de violência ou estupro.

Cerca de 30% dos meninos e meninas de rua têm algum tipo de deficiência, e, nos países em desenvolvimento, 90% das crianças com deficiência não frequentam a escola (ONUBR).

O Solidariedade criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência para garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência por meio da participação ativa na sociedade, liderando a transformação da realidade dessas pessoas com iniciativas que as impulsionem.

A Secretaria visa se tornar referência política de inclusão e acessibilidade por meio da formação de agentes transformadores da qualidade de vida das pessoas com deficiência, ocupando espaços na política e conscientizando a sociedade sobre a sua importância.

Nossas ações são pautadas nos princípios gerais da Convenção da ONU:

a) O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas;
b) A não discriminação;
c) A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade;
d) O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade;
e) A igualdade de oportunidades;
f) A acessibilidade;
g) A igualdade entre o homem e a mulher;
h) O respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade.

Nós pessoas com deficiência de uma maneira geral, precisamos de atenção, principalmente no que diz respeito à acessibilidade, oportunidades de emprego, acesso ao sistema de saúde e a educação inclusiva. Assim como as outras pessoas, possuímos direitos e deveres assegurados. E que todos entendam que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas, NÃO ao CAPACITISMO.