Saiba como emitir ou regularizar o seu título de eleitor. Confira!
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Saiba como emitir ou regularizar o seu título de eleitor. Confira!
Votar é um ato de cidadania e é muito importante que os jovens assumam esse compromisso desde cedo, ajudando a definir os rumos da nossa democracia e participando ativamente da política na sociedade.

Neste ano de 2022, ocorrerão as eleições que definirão nossos representantes para os próximos 4 anos. Para que esse processo democrático seja efetivo, é fundamental que os cidadãos brasileiros escolham com responsabilidade e votem com consciência em seus candidatos.

Quem pode votar?

O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado no Brasil, sendo facultativo para jovens de 16 e 17 anos, tornando-se obrigatório dos 18 aos 70 anos.

Dessa forma, qualquer cidadão a partir dos 16 anos, com a situação regular na justiça, pode exercer o seu voto. Por essa razão, é fundamental verificar a sua situação junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes do dia 4 de maio, prazo final da regularização do título de eleitor.

A regularização ou emissão da primeira via do título pode ser feita pela internet

Para regularização ou emissão da primeira via, é necessário acessar o sistema Título Net ou o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Serão necessários os seguintes documentos:

• Documento oficial com foto;
  • Comprovante de pagamento de débito com a justiça eleitoral;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Após o envio da documentação, o pedido é analisado pela Justiça Eleitoral e a situação pode ser acompanhada pelo site. Uma outra forma de conferir sua situação eleitoral é baixando o App E-título, ferramenta que substitui o título de eleitor impresso pelo digital e possibilita verificar pendências.

Se você preferir um atendimento presencial, confira os horários de atendimento do TRE no Poupatempo de sua cidade.