Convenções partidárias: entenda como funcionam
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Convenções partidárias: entenda como funcionam
O prazo para lançamento das candidaturas vai até o dia 15 de agosto. Prepare-se e não perca as convenções que são parte fundamental da campanha eleitoral.

O que são?

No Brasil, as convenções partidárias acontecem principalmente em anos de eleições. São reuniões organizadas por meio dos partidos políticos para definir candidaturas majoritárias e proporcionais, além de decidir a realização ou não de coligações e o corpo diretivo do partido.

Por essa razão, são fundamentais para estruturar e organizar as tomadas de decisões durante os anos de eleições.

Convenções Eleitorais

Cada partido regula como será configurada a convenção, quem poderá receber votos e quem poderá ser candidato durante as reuniões internas. Os votos e indicações são realizados por meio de um formulário fornecido pela própria direção do partido, que serão preenchidos durante as convenções.

A responsabilidade por regular a data para a realização das convenções é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e neste ano estão previstas para ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Além disso, podem ocorrer no formato presencial, híbrido ou online

A importância das Convenções

Após o término da “janela partidária”, período de 30 dias em que parlamentares podem trocar de partido e filiar-se, inicia-se a etapa de Convenções Partidárias.

O Consultor da Fundação 1º de Maio, Claudio Prado, comenta o quanto as convenções são importantes para estruturar a chapa dos partidos.

“As Convenções Partidárias são fundamentais para o início da caminhada eleitoral, agora, com todos os partidos sabendo exatamente com quem podem contar em suas fileiras para defesa de seus programas estatutários, e implementar o grande debate que vai acontecer com todos os eleitores do país neste período da campanha de 2022.