Carregando...
Principais propostas do Plano de Governo Lula-Alckimin para a juventude
Beatriz Gonçalves

Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Principais propostas do Plano de Governo Lula-Alckimin para a juventude
objetivo principal das propostas é, caso a chapa vença, aplicar medidas e políticas públicas que garantam qualificação, qualidade de ensino, segurança e viabilizar mais oportunidades de trabalho para a juventude.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os jovens representam um quarto da sociedade brasileira, são mais de 50 milhões de pessoas de 15 a 29 anos registradas entre 2003 e 2020 e esse número vem crescendo. 

O Brasil é um país de jovens com um grande potencial de transformar, inovar e contribuir para um desenvolvimento promissor em diferentes áreas. A população mais jovem, tem grandes chances de contribuir com avanços e proporcionar um futuro melhor para o nosso país. 

Entretanto, os jovens são os que mais sofrem com o desemprego, a precarização do trabalho, cortes na educação, violência e o encarceramento em massa. O porcentual de jovens de 14 a 17 anos desempregados é de 41,88%, e 26,8% entre os de 18 a 24 anos, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgados pelo IBGE. 

A educação também vem sofrendo com ataques, cortes, falta de investimentos e valorização. Além disso, a evasão escolar aumentou de 1,41% para 5,51% após a pandemia da covid-19, segundo pesquisa da FGV. Porcentagem que representa, em sua maioria, estudantes negros, pardos, índigenas e em situação de vulnerabilidade social.

Visando a necessidade de transformar a vida dos jovens e mudar esse cenário, a chapa Lula-Alckmin, que irá concorrer às eleições à presidência, elaborou junto aos partidos PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE e SOLIDARIEDADE, o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil. 


O objetivo principal das propostas é, caso a chapa vença, aplicar medidas e políticas públicas que garantam qualificação, qualidade de ensino, segurança e viabilizar mais oportunidades de trabalho para a juventude.

Confira as principais propostas para essa área: 

  1. Construir políticas que combatam e revertam a política atual de genocídio e a perseguição à juventude negra, com o superencarceramento, e que combatam a violência policial contra as mulheres negras, contra a juventude negra e contra os povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro;
  1. Viabilizar novas e mais oportunidades para a juventude, com acesso à educação e à cultura, promoção, qualificação e geração de empregos de qualidade;
  2. Políticas de segurança pública que contemplem ações de atenção às vítimas e priorizem a prevenção, a investigação e o processamento de crimes e violências contra mulheres, juventude negra e população LGBTQIA +.

Para ter mais informações sobre o Plano de Governo da chapa Lula-Alckmin

Clique e acesse