Carregando...
Fundação 1º de Maio, Solidariedade e Todos pela Educação celebram parceria e apresentam programa para melhoria da educação básica
Luciana Console

Luciana Console

Jornalista da Fundação 1º de Maio

Fundação 1º de Maio, Solidariedade e Todos pela Educação celebram parceria e apresentam programa para melhoria da educação básica
Evento online aconteceu nesta quinta-feira e trouxe prefeitos e representantes da educação de diversos estados do país

Na noite de quinta-feira, dia 1º, o Solidariedade, a Fundação 1º de Maio e o Todos pela Educação celebraram parceria firmada em prol da melhoria da educação básica. Sob o escopo do programa Gestão Solidária, da Fundação 1º de Maio, que tem como objetivo somar na capacitação técnica das gestões municipais, foi apresentado o programa do movimento Todos pela Educação, Compromisso com a Educação, a mais de 40 pessoas, incluindo prefeitos de diferentes estados e técnicos da área da educação.

O evento contou com a participação do deputado federal (SP) e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, do vice-presidente da Fundação 1º de Maio, Sandoval Fernandes, da presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, do líder de Relações Governamentais no Todos Pela Educação, Lucas Hoogerbrugge e do deputado federal (DF) e presidente da Frente Parlamentar mista da Educação, Israel Batista, palestrante convidado, além de dirigentes partidários e lideranças ligadas à organização.

Logo na abertura do encontro, o deputado Paulinho da Força ressaltou a satisfação pela parceria na área da educação neste momento de crise sanitária e econômica no Brasil. A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, fez coro à fala do deputado e destacou a importância da educação e da boa formação dos jovens para a reconstrução do país.

“Não tem como mudar um país sem passar por investimento nas pessoas. Este evento é uma reunião de intenções, de sonhos e de vontade de mudar o Brasil. É nessa política que a gente se apoia, pois só com política de qualidade vamos conseguir fazer com que o Brasil seja melhor para todos, principalmente para os mais vulneráveis.”

Desde seu nascimento em 2014, a Fundação 1º de Maio tem como objetivo a formação política e o estímulo ao pensamento crítico com intuito de possibilitar que os cidadãos possam se tornar  agentes políticos e atuar em prol de um país mais igualitário. Neste sentido, Guilherme Martinelli, diretor-executivo da Fundação 1º de Maio, explicou que é preciso continuar o aperfeiçoamento de gestores inclusive quando eles já estão exercendo o cargo, pois formação e aquisição de conhecimento são processos contínuos.

Outro momento destacável do evento foi a fala do deputado federal Israel Batista, que ressaltou que o Brasil precisa retomar o foco na educação, iniciado desde a redemocratização do país com a Constituição de 88. Segundo ele, de lá para cá, os políticos que ocuparam cargo na presidência sempre contribuíram, cada um à sua maneira, com o desenvolvimento educacional da nação. Porém, infelizmente, houve uma interrupção nessa escalada, no governo de Jair Bolsonaro.

Para Batista, é preciso pressionar o governo federal para a criação de sistema nacional de educação, além de uma volta às aulas mais segura em meio à pandemia da COVID-19, com investimento em infraestrutura. “É muito pesado para alguns estados e municípios cuidar da educação sozinhos, precisam do apoio federal. Hoje, há uma crise pela pandemia, mas também pela paralisia do Ministério da Educação e da negação dos problemas, que é a evasão escolar. Em 2019 havia 1 milhão e 300 mil crianças fora da escola. Este ano temos 5 milhões e 100 mil, mesmo índice de 2001, um retrocesso de 20 anos”, detalhou ele.

A presidente-executiva do Todos Pela Educação ressaltou a importância da boa governança em todos os níveis: “[Os brasileiros têm visto] a força das prefeituras e governos estaduais. Sem investimento no professor e na carreira, não se criam trajetórias de sucesso, são eles que vão fazer a diferença no Brasil. A escola pública reage a boas políticas públicas e é nossa obrigação fornecer essas boas políticas públicas, então precisamos de formação. Vamos abraçar a complexidade disso.” finaliza Priscila.

Sobre o programa

O programa, criado pelo Todos pela Educação, é iniciado após a assinatura de uma carta compromisso pelo prefeito. Em seguida, é oferecido um curso para profissionais técnicos ou de gestão da área da educação. O curso tem duração de 30 horas, é online e foi construído por ampla gama de especialistas reconhecidos no país.

As inscrições ficam abertas até dia 2 de agosto. Qualquer pessoa ligada à Secretaria de Educação Municipal, desde que ocupe cargo técnico ou de gestão, maior de 18 anos e com Ensino Médio completo, pode ser indicado para participar da formação. 

A assinatura da carta e a conclusão do curso pelo técnico ou gestor indicado torna os municípios elegíveis ao selo Compromisso Para Educação. O selo, além de reiterar o compromisso com boas práticas em relação à comunidade escolar no município, será também uma ponte para futuros projetos realizados pelo Solidariedade, a Fundação 1º de Maio e o Todos pela Educação.

Faz parte da gestão municipal e quer participar? Clique aqui.