Políticas públicas de assistência ao idoso
Diógenes Sandim

Médico Sanitarista e consultor da Fundação 1º de Maio

Políticas públicas de assistência ao idoso
O Solidariedade, fundado nos princípios do humanismo e que, entre suas diretrizes, encontra-se a luta pela dignidade humana, nos esforçamos em fazer cumprir na prática, por meio de Projetos de Lei, uma das maiores conquistas em favor da população idosa neste país: foi quando no dia 1 de outubro de 2003 o então Presidente Lula sancionou o Estatuto do Idoso.

O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela maneira como trata seus idosos. Foram poucos os momentos em que pudemos presenciar esforços de se criar leis e regulamentos que pudessem promover um envelhecimento que frua com serenidade seu conhecimento acumulado, expressando assim, com sabedoria, sua contribuição para o processo civilizatório do seu povo.

No panorama mundial, bem como nos países em desenvolvimento, a população idosa aumenta significativamente e não cresce na mesma proporção a consciência social de que o envelhecer é um processo natural, que exige a mesma atenção que experimenta a fase adulta, produtiva, do ser humano. Se tivéssemos enquanto cultura uma visão e prática humanista enquanto modelo social, é claro que do envelhecimento extrairia toda a potencialidade que esta faixa etária de bom grado ofereceria para o desenvolvimento social.

Para entender a peculiaridade social que historicamente vivemos, voltada para os interesses mesquinhos da vida, o ser humano só é valorizado como força de trabalho, e assim mesmo como força mecânica, pois sua fragilidade física é motivo para exclusão na medida que “tempo” é uma variável que não pode ser subtraída do lucro.

As bases da política moderna se fizeram com o direito e liberdade do indivíduo, fundadas na natureza humana, e desde então estamos imersos nessa matriz cultural em que tais variáveis se interagem com interesses antagônicos, concorrentes e complementares, de forma que seu escoadouro natural é a política e todas suas variantes que emoldura a sociedade.

Voltamos agora ao tema de nosso artigo, como temos que perceber e tratar a questão das políticas públicas voltadas para o idoso no Brasil

Como disse acima, se o fulcro das diretrizes de uma política partidária for o HOMEM, aquele que dele tudo se origina e para ele tudo se encaminha, somos forçados a entender que a estrutura econômica em uma sociedade é subordinada ao homem e não ele à estrutura econômica.

Com esta régua como medida podemos analisar os papéis dos nossos partidos políticos na formulação de políticas públicas de promoção da dignidade dos idosos em nosso meio.

“A espoliação mais perversa de um ser humano é aquela que subtrai da infância o tempo de aprender a brincar. Rouba do adulto o tempo de usufruir de seu trabalho com justiça e subtraí do idoso o tempo de serenidade da fruição da experiência   acumulada, na convivência com os seus. Quando não relega ao abandono e ao esquecimento”, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da sanção do estatuto do idoso.