Carregando...
Políticas Públicas de Saúde: o que é necessário para o Brasil avançar?
Edith Ferreira

Edith Ferreira

Filiada ao Solidariedade, enfermeira, doutora em Ciências Sociais, mestre em Gerontologia Social e especialista em Administração Hospitalar

No Dia Mundial da Saúde, entenda pontos importantes para o avanço da saúde pública brasileira.

Como é do nosso conhecimento, o direito à saúde no Brasil é para todo cidadão, até mesmo os estrangeiros podem ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde – direito esse garantido pela Constituição Federal Brasileira de 1988. Direito fundamental e social que tem a função de colocar em prática os serviços de saúde previstos por lei.

Para que o Brasil possa avançar em políticas públicas de saúde é necessário melhorar a qualidade do atendimento público em saúde em todas as esferas: municipal, estadual e Federal, ampliando o serviço primário e secundário, em UBS, postos de saúde, AMAs  e  AMEs  de norte a sul do país.

Orientar e acompanhar de forma educativa o cidadão para que este faça o uso correto destes serviços, valorizando a sua sequência e passando primeiro por um atendimento primário, depois secundário antes de chegar aos hospitais para um atendimento terciário, evitando internações desnecessárias e maior gastos financeiros aos cofres públicos.

Além disso:

  • Minimizar falhas de gestão pública

  • Aumentar o número de profissionais de saúde com capacitação adequada as suas funções, promover atendimento familiar adequado e integrado.

  • Regularizar, otimizar e acompanhar o atendimento em prontos socorros para obter direcionamento correto dos atendimentos, evitando filas e tumultos.

  • Diminuir espera no atendimento a saúde nas três esferas: primária, secundária e terciária.

  • Buscar um aumento da qualidade e eficiência dos serviços de saúde, evitando falhas, faltas e riscos, utilizando a tecnologia e mão de obra qualificada.

  • Fornecer serviços de atenção básica à população com qualidade, procurando minimizar ou até mesmo evitar que esta população precise utilizar os serviços terciários.

  • Buscar parcerias publicas privadas especializadas em serviços de saúde, sob acompanhamento e vigilância dos serviços prestados a população.

  • Utilizar a medicina online.

  • Utilizar serviços online de outros profissionais da saúde, evitando que a população faça deslocamentos desnecessários.

  • Fazer uso da tecnologia para simplificação, integração e atendimento padronizado dos processos de saúde, agilizando o contato profissional X paciente e atendimento X necessidade.

  • Capacitar profissionais de saúde para a utilização dos equipamentos médicos hospitalares evitando o sucateamento das unidades de saúde.

  • Fiscalização, acompanhamento e orientação de todos os  processos  de saúde pública brasileira, de forma a evitar fraudes, corrupção e falta de atendimento a quem precisa.

  • Oferecer uma assistência a saúde com qualidade e sem ricos a população usuária destes serviços.

É de fundamental importância que a população saiba que ao utilizar adequadamente os serviços básicos de saúde dificilmente será necessário utilizar os serviços terciários de saúde.

Para isso, é necessário fazer com que toda a população brasileira tenha ciência dos seus direitos de utilização dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde, que possam usufruir da melhor maneira possível deste bem adquirido e oferecido através de leis do país e da maior força e potência  que é a Constituição Federal Brasileira.