Avanços e desafios para mulheres brasileiras na política
Maria Izabel Simões

Vice-diretora financeira da Fundação 1º de Maio

Nos últimos anos, podemos observar avanços significativos na representação das mulheres na política brasileira, mas apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem superados.

Nos últimos anos, podemos observar avanços significativos na representação das mulheres na política brasileira. O aumento no número de candidatas e eleitas nas Eleições 2020 e 2022 é um marco importante, refletindo um movimento crescente de inclusão e diversidade na esfera política. Com mais de 187 mil mulheres concorrendo em todo o país em 2020 e um número recorde de deputadas mulheres em 2022, há indícios de uma mudança positiva no cenário político nacional.

No entanto, apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem superados. As mulheres ocupam apenas 15% dos cargos eletivos, mesmo que sejam quase 53% dos eleitores, evidenciando a persistência das desigualdades de gênero na política. Além disso, embora tenha havido um aumento na representação feminina em cargos de alta liderança na administração pública federal, de 29% para 34%, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a equidade de gênero no governo.

Para promover um futuro mais inclusivo e igualitário para as mulheres na política, é essencial implementar medidas que incentivem e apoiem sua participação ativa. Isso inclui a promoção de programas de capacitação e mentoria para mulheres interessadas em ingressar na política, bem como a criação de políticas de equidade de gênero que garantam igualdade de oportunidades e representação nas instituições políticas.

Além disso, é fundamental continuar promovendo a conscientização sobre a importância da participação feminina na política e destacar os benefícios da diversidade de gênero para a democracia. Com o aumento do número de mulheres filiadas a partidos políticos, que representam 46% do total, há um potencial significativo para fortalecer a representatividade feminina e garantir que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas na tomada de decisões políticas. Vamos celebrar os avanços alcançados, e também reconhecer que a luta é contínua por uma maior igualdade de gênero na política brasileira. Com medidas eficazes e a união de todas as partes interessadas, podemos construir um futuro onde as mulheres tenham o espaço e a influência que merecem na política.