Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
Cláudio Prado

Consultor da Fundação 1º de Maio

Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
Vamos lutar bravamente para manter nosso país democrático, para isso os cidadãos devem ter o direito de falar e ouvir as ideias velhas e novas que possam ser expressas livremente por todos.

Apesar de passar indiferente e despercebido por muitos, o Dia da Liberdade de Pensamento (14 de julho) foi instituído em razão da Queda da Bastilha e marca os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

Atualmente, na maior parte dos países civilizados, a liberdade de pensamento foi um direito adquirido por meio das lutas sociais.

No Brasil, por meio da Constituição Federal de 1988, a liberdade de pensamento é assegurada a todos os cidadãos. Temos diversos dispositivos que visam garantir tão precioso direito, citamos alguns:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Estamos passando por difíceis momentos, no mundo e no Brasil, setores obscurantistas e retrógrados fazem de tudo para impedir a pluralidade de pensamentos e opiniões, o respeito às garantias fundamentais e os direitos humanos.

“Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la.” –  Frase escrita por Evelyn Beatrice Hall em 1906 na sua obra “The Friends of Voltaire” com o pseudónimo de S. G. Tallentyre.

Com total responsabilidade para responder pelo conteúdo daquilo que declara, todos têm o direito de expor livremente as suas ideias e pontos de vista, assim sendo:

“Não há nada que possa eximir o homem da sua condição de ser livre e, consequentemente, da sua condição de responsabilidade diante de seus atos. Barreiras psicológicas, históricas ou socioeconômicas não são capazes de ofuscar a liberdade.” – Sartre e o conceito de liberdade.

Sociedades livres, plurais e democráticas

A construção de sociedades livres, plurais e democráticas, dependeu principalmente da liberdade do pensamento e expressão do ser humano e suas conquistas ao longo do tempo.

Assim a liberdade de expressão manteve o pluralismo de ideias e pensamentos, que foi e continua sendo essencial para constituir relações sociais. Para a tolerância e a harmonia social, o diálogo sempre foi o melhor caminho.

A liberdade de pensamento atualmente pode ser feita com o mundo todo, quase que de imediato por meio da internet e das redes sociais. Ficou muito mais fácil interagir, opinar, criar e compartilhar conteúdo com pensamentos e ideias favoráveis e divergentes dos demais.

Além do fácil e livre acesso às informações, também é possível se conectar com todo o mundo quase que de imediato por meio da internet e das redes sociais.

Nós podemos falar de tudo, mas não devemos de tudo falar. Essa liberdade de expressão, garante o desenvolvimento da nossa democracia, embora muitos defendam que não haja limites para essa liberdade de pensamento. Logo, a homofobia, racismo, intolerância religiosa e outras formas de preconceito aparecem ‘disfarçadas’ de opinião.

São utilizadas, como discursos de ódio contra minorias, incitam a violência contra à mulher, discursos de incentivo ao terrorismo, injúria, calúnia e difamação. Essa liberdade não pode ser usada como desculpa para prática de crimes e atividades ilícitas.

Expressão política e liberdade

O direito fundamental de livre expressão garante a democracia, dando oportunidade a população em geral poder escolher livremente sem serem censurados ao expor seus posicionamentos e suas ideologias, e a escolherem seus partidos políticos e seus candidatos em debates eleitorais com a oportunidade igual de defesas de pontos de vista.

Hoje nós brasileiros precisamos exercitar nossa tolerância

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Locomotiva, 7 em cada 10 brasileiros não conseguem dialogar bem com pessoas que possuem opiniões políticas contrárias.