Carregando...
Tudo que você precisa saber para as eleições 2022
Tudo que você precisa saber para as eleições 2022
Prepare-se para exercer seu direito democrático e fazer parte da mudança!

Neste próximo domingo (2), chega o dia em que os cidadãos brasileiros vão às urnas e decidirão o destino da nação para os próximos 4 anos. Serão eleitos 27 governadores; 27 senadores; 513 deputados federais; 1.025 deputados estaduais; 24 deputados distritais e o presidente da República. 

A eleição só será finalizada no primeiro turno para presidente e governador, se os vencedores obtiverem a maioria dos votos válidos (mais da metade).

Caso isso não ocorra ou um terceiro candidato tenha um resultado próximo aos dois candidatos, os dois primeiros colocados participarão do segundo turno, no dia 30 de outubro.

O local da votação 

O local de votação é o primeiro ponto que deve-se conferir com antecedência e pode ser feito através do site TSE ou pelo aplicativo e-título, disponível tanto para Android, quanto para IOS. 

Documentos necessários 

O e-título ou o título físico poderão ser utilizados junto ao documento de identidade ou habilitação. Caso o eleitor esteja apenas com o documento de identificação com foto, mas souber sua zona e o local, já é o suficiente para realização do voto. 

Obrigatoriedade

  • Eleitores de até 17 e acima de 70 anos têm seu voto opcional, ou seja, podem ou não exercer seu direito ao voto, mas ele não é obrigatório
  • A votação é obrigatória para os eleitores de 18 a 69 anos

Para aqueles que não conseguirem votar no primeiro turno, poderão votar normalmente no segundo turno e depois justificar sua ausência.

A votação 

Dentro do ambiente da urna, a ordem de votação será: 

  • deputado federal, com quatro dígitos
  • deputado estadual, com cinco dígitos
  • senador, com três dígitos
  • governador, com dois dígitos
  • presidente, também com dois dígitos

O site do TSE dispõe de um simulador da urna eletrônica para os eleitores que querem se habituar e não sentir dificuldades na hora de votar. 

A apuração

Às 17h (de Brasília), às urnas são fechadas e inicia-se a apuração dos votos. Como todo o país votará no mesmo fuso horário, a divulgação dos números parciais para presidente devem começar de forma imediata. 

Quanto a apuração das vagas na Câmara de Deputados e nas Assembleias Legislativas é feita de forma proporcional. O número de cadeiras de cada partido é calculado a partir de uma fórmula chamada quociente eleitoral, e geralmente o número de deputados de cada partido é proporcional à quantidade de votos obtida na eleição. 

Agora que você já sabe todas as informações fundamentais para a votação de 2022, não se esqueça de exercer seu direito com consciência e responsabilidade.

Votar é mais do que decidir os rumos da nossa nação, é também um ato de manutenção da nossa democracia e sociedade!