Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2022
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2022
As eleições deste ano são de total importância para a garantia de um país justo, democrático, com igualdade e solidariedade para todos!

Neste ano, os brasileiros irão às urnas para escolher deputados, senadores e presidente. As eleições começarão no dia 02/10 e, se necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30/10.

Para esse evento tão importante e fundamental para a democracia do nosso país, a Fundação 1º de Maio separou os principais acontecimentos do calendário eleitoral de 2022. Confira:

Março

A partir do dia 03/03 está aberta a janela de migração partidária.

Os políticos que ocupam cargo de deputado ou deputada e que pretendem concorrer às eleições de 2022 podem mudar de partido sem perder o cargo atual durante esse período.

Abril

O dia 1º de abril marca o encerramento da janela de migração partidária sem perda de mandato.

Até o dia 02/04 o Presidente da República, governadores e prefeitos que desejam participar das eleições de 2022 devem renunciar aos seus mandatos.

Além disso, as legendas e federações partidárias devem ter oficializado seu estatuto no TSE para participar das eleições. Esse também é o prazo final para que candidatos e candidatas estejam filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.

Maio

Eleitores e eleitoras que desejam fazer transferência de local de votação e revisão de dados do cadastro eleitoral, devem solicitar até o dia 04/05.

No dia 15/05, pré-candidatos e pré-candidatas podem começar a arrecadação de recursos financeiros por meio do financiamento coletivo. Porém, neste período ainda não é permitido pedir votos ou fazer propagandas eleitorais na internet.

20 de julho a 05 de agosto

Entre essa data fica permitido a realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos. Sendo dia 15/08 a data final para o registro das candidaturas.
A partir do dia 16/08 fica permitida a distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet.

Em 26/08 inicia-se a propaganda eleitoral gratuita na televisão e jornal, do primeiro turno, sendo transmitida até o dia 29/09. Já no segundo turno, a propaganda ocorrerá entre os dias 07/10 a 28/10.

Outubro

O primeiro turno começa a partir do dia 02/10 e, eventualmente, o segundo turno no dia 30. As votações iniciam às 8h e terminam às 17 horas, oficializado pelo horário de Brasília em todos os estados do país.