Saúde pública como prioridade: conheça as propostas do Plano de Governo Lula- Alckmin
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

O objetivo principal é transformar e melhorar as condições do SUS, garantindo qualidade e valorizando todos os profissionais da área.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma grande conquista para a sociedade brasileira. Seu modelo recebe elogios e é utilizado como exemplo por países do mundo todo. Os cidadãos recebem por meio dele acesso gratuito a tratamentos, vacinas e exames de diferentes áreas.

No governo atual, a saúde pública tem sofrido ainda mais com uma má gestão, escassez de recursos, falta de investimentos e profissionais. Resultando assim em uma crise no SUS, que entrega um serviço de baixa qualidade, prejudicando milhares de brasileiros que dependem exclusivamente dele.

De acordo com a legislação brasileira, “a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado”, e sua manutenção é feita pelo Ministério da Saúde e demais secretarias estaduais e municipais. Por isso, é compromisso do Governo garantir ao povo saúde acessível e de qualidade.

Ao perceber a necessidade de mudança e reconstrução dessa realidade, a chapa Lula-Alckmin, que irá concorrer às eleições à presidência, elaborou junto aos partidos PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, REDE e SOLIDARIEDADE, o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, visando aplicar propostas que ampliem o investimento e políticas públicas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde.

Confira as principais propostas para essa área:

1. Dar condições ao SUS para retomar o atendimento às demandas que foram represadas durante a pandemia;
  2. Atender as pessoas com sequelas da covid-19 e retomar o conhecido Programa Nacional de Vacinação;
  3. Retomar políticas como o Mais Médicos e o Farmácia Popular, bem como a reconstrução e fomento ao Complexo Econômico e Industrial da Saúde;
  4. Fortalecer o SUS público e universal, o aprimoramento da sua gestão, a valorização e formação de profissionais de saúde.

Para ter mais informações e acesso ao Plano de Governo da chapa Lula-Alckimin:

*Revisão: Laura LuzGerente de Comunicação