Fundação 1º de Maio completa nove anos de história com educação política em primeiro lugar
Em setembro de 2023, a Fundação 1º de Maio completa nove anos de existência. Foto: Leo Caldas.

A Fundação 1º de Maio completou nove anos de história neste dia 25, rumo a sua primeira década de história. Para a organização ligada ao Solidariedade, a educação política vem em primeiro lugar, com foco na oferta de cursos de capacitação.

“A Fundação 1º de Maio dá o protagonismo aos cursos presenciais para todos os estados do Brasil, a fim de disseminar a educação política para sociedade. Esse é nosso objetivo, mas ainda é pouco divulgado e conhecido do cidadão”, pontua Maria Izabel Simões, vice-presidente da Fundação 1º de Maio.

Empoderar não só seus filiados, mas também os cidadãos de toda nossa sociedade, este é o papel da Fundação 1º de Maio, como reforça Paulo Henrique dos Santos, diretor-executivo da Fundação 1º de Maio. “A Fundação 1º de Maio se destaca por sua abordagem inclusiva e comprometida em promover uma educação política eficaz e acessível. Sua ênfase na formação cidadã e no empoderamento das pessoas faz dela uma instituição singular e única”, defende.

Empoderar cidadãos para que possam ser politicamente ativos na sociedade. Na foto, Caravana Lidera+ em Recife (PE). Foto: Leo Caldas.

“A Fundação 1º de Maio leva formação e educação política para os filiados e para sociedade civil, promovendo respeito e igualdade para todos”, comemora Giovanna Yule, diretora de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio.

“Sem informação segura, sem preparo e sem estratégia, não há como obter êxito no seu projeto. A Fundação 1º de Maio está estruturada, tem essa competência, tem uma plataforma (EaD) que também é um diferencial importante, e você tem tudo isso a sua disposição e de seus assessores e das pessoas que estão a sua volta”, reforça Adilson Borges, diretor técnico da Fundação 1º de Maio.

Fundação 1º de Maio tem capacitação exclusiva para mulheres

A Fundação 1º de Maio tem como um dos seus maiores projetos o Lidera+, programa de capacitação política exclusivo para mulheres que queiram ocupar cargos eletivos.

O Lidera+ chega em 2023 em sua 3ª edição e, desde seu nascimento é um projeto que abrilhanta os olhos de quem participa do curso de formação e também das pessoas que trabalham para que ele seja um sucesso.

“O que mais me marcou na história da Fundação 1º de Maio foi poder levar uma capacitação tão específica e tão importante para mulheres do Brasil inteiro, de diversos lugares, diversas culturas, diversas realidades diferentes. O curso que me traz mais boas memórias é com certeza, como mulher, o Lidera+, que capacita mulheres. A gente não quer ser só uma cota, a gente quer que as mulheres sejam de fato representativa”, diz Samanta Costa, presidente da Fundação 1º de Maio.

“O grande diferencial da Fundação 1º de Maio é o reconhecimento da importância em capacitar as pessoas para que elas possam participar ativamente da política e principalmente para nós mulheres, aumentando nosso poder de voz e representatividade num campo que é historicamente dominado pelos homens”, diz Andrea Envall, diretora financeira da Fundação 1º de Maio.

Certificação do Lidera+ em 2022, em sua segunda edição em Brasília (DF). Foto: Yuri Alvetti.

Equipe da Fundação 1º de Maio está bem preparada

“Para mim o mais impressionante nesses nove anos de história é perceber o quanto a Fundação cresceu. Cheguei bem no comecinho, há nove anos, quando a equipe da Fundação era composta apenas de três pessoas, hoje nós somos mais de 30 e nesses nove anos, nós temos caminhado muito, entregado muito conteúdo de qualidade para qualquer brasileiro e qualquer cidadão que queira aprender sobre política e pensamento crítico”, afirma Guilherme Martinelli, diretor-executivo da Fundação 1º de Maio.

“O grande diferencial da Fundação 1º de Maio é a dedicação que as pessoas que participam da Fundação têm nos projetos. O nível de organização, da entrega e de efetividade. O que é entregue, gera resultado”, elogia Kelps Lima, diretor de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio.

“O que mais me marcou na história da Fundação 1º de Maio é a forma que a equipe da Fundação trata não só os filiados, mas também as pessoas de um modo geral. A Fundação 1º de Maio é referência nacional no que diz respeito às fundações partidárias”, Sandoval Fernandes, diretor de planejamento estratégico da Fundação 1º de Maio.

Parte da equipe da Fundação 1º de Maio que trabalhou na organização da última edição do Lidera+. Foto: Yuri Alvetti.

Novos cursos e projetos para o próximo ano que se inicia na Fundação 1º de Maio

A Fundação 1º de Maio completa nove anos de história com um grande repertório de histórias de sucesso em todo o Brasil. Só neste ano, promovemos encontros por todo o Brasil com a Caravana Lidera+ para convidar as mulheres a participarem ativamente da política, incentivando-as a participar dos cursos de formação disponíveis no EaD e também da 3ª edição do Lidera+, que deve abrir inscrições já no próximo mês.

Para este novo ciclo, os votos são de muito trabalho e novos projetos.

“Meu desejo é que nosso DNA de educação e formação política chegue a todas as pessoas”, diz Paulo Pequeno, diretor de projetos e programas políticos da Fundação 1º de Maio.

“Desejo que a Fundação 1º de Maio continue transformando sonhos em realidade com capacitação, treinamento e inovação”, completa Ariele Macedo, vice-presidente da Fundação 1º de Maio.

Confira o vídeo comemorativo dos 9 anos da Fundação 1º de Maio 🥳🥳🥳