Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Faltando 11 dias para as eleições, a Fundação 1º de Maio espera que os eleitores votem com consciência, em candidatos que tenham propostas de inclusão, empatia e que visem uma melhoria na realidade de vida dos cidadãos com deficiência.

Todos são iguais perante a lei e o Estado deve tratar todos de maneira igualitária, sem discriminação de qualquer natureza. Essa afirmação está expressa na constituição brasileira, mas na prática a realidade é bem diferente.

Mesmo possuindo direitos iguais, as pessoas que possuem deficiência enfrentam desafios que são diferentes dos de outros cidadãos. Frequentemente sofrem discriminação, falta de acessibilidade, dificuldade de ingressar e se manter em instituições de ensino e, em alguns casos, vivenciam situações de vulnerabilidade social.

De acordo com levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, há 17,3 milhões (8,4% do total) de pessoas no Brasil que possuem algum tipo de limitação relacionada às suas funções. Quando analisamos o grau de instrução dessas pessoas, 67,6% não possuem escolaridade, contra 30,9% daqueles sem deficiência.

Se não existe integração efetiva na educação de base, o mercado de trabalho também sofre defasagem. A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) divulgada pelo Ministério da Economia, mostra que, dos 46 milhões de vínculos de emprego formal, apenas 486 mil estão direcionados às pessoas com deficiência, ou seja, menos de 1%.

Os dados revelam o déficit que existe entre a presença desses cidadãos nas escolas, universidades e no mercado de trabalho. O Estado como principal provedor dos meios de inclusão e acesso, tem por obrigação traçar estratégias que integre todos os cidadãos de forma efetiva nas diferentes esferas sociais.

Todos os cidadãos devem buscar uma ocupação, o trabalho e estudo não suprem apenas necessidades, eles promovem integração social. Por esse motivo, é importante que toda a sociedade se conscientize da importância de incluir essas pessoas na sociedade e, principalmente, do Estado em criar e aplicar políticas públicas que atendam de fato as necessidades dos cidadãos com deficiência.

O Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência do Solidariedade, Paulo Pequeno, afirma a importância da luta pela integração e empatia pelos cidadãos com deficiência.

Desejo que hoje, dia 21 de setembro 2022, dia nacional da luta das pessoas com deficiência, seja um momento de reflexão e respeito com as diferenças, que sejamos melhores cidadãos, que ninguém seja deixado para trás e que tenhamos uma sociedade livre, justa, inclusiva e solidária