Carregando...
O Papel da Juventude na Construção de um País Melhor
O Papel da Juventude na Construção de um País Melhor
Stella Autuori, coordenadora de Projetos da Fundação 1º de Maio.

Um homem que não seja socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que aos 40 ainda seja socialista, não tem cabeça. 

Quem nunca ouviu essa frase? Ela é uma adaptação de algo que um antigo Primeiro Ministro francês, Georges Clemenceau, disse sobre o próprio filho.

E embora eu realmente tenha tido muitos sonhos que podem talvez se enquadrarem como socialistas aos 20 anos, ainda falta chão até meus 40, ou seja, não posso atestar a segunda parte da frase.

Mas a questão não é essa. O ponto é que a frase não foi repetida por décadas, até praticamente se tornar um ditado, à toa. A juventude inegavelmente tem a melhor das ingenuidades: a que alimenta a utopia e faz com que a transformação social, visando o bem-estar comum, pareça sempre estar a uma pequena revolução de distância. 

Só pra citar alguns exemplos, a juventude já encabeçou movimentos como o Movimento Estudantil de 1968, as Diretas Já, a Primavera Árabe e o Black Lives Matter. 

Todos esses trouxeram melhorias reais, e mostram a importância da força e da mentalidade jovem para liderar o mundo rumo a um futuro menos desigual, onde a injustiça dê espaço à esperança.

Porém, no meio desse caminho, a realidade brasileira coloca um obstáculo para que a juventude conquiste seus objetivos para toda a comunidade. Uma crise institucional da política, a polarização, a descrença nas instituições. Por mais que os movimentos de rua tenham força, não é possível transformação real e duradoura sem a política partidária. Mas quem vai querer se envolver com política quando até famílias não se falam mais por diferenças ideológicas, com petistas e bolsonaristas se engalfinhando em todos os cantos até hoje? 

A resposta, espero que tenhamos: os corajosos! Aqueles cuja força da chama renovadora e revolucionária seja tão grande que eles estejam dispostos, já na tenra idade, a aprender os melhores caminhos e métodos para que tenhamos políticas públicas das quais possamos nos orgulhar. Segurança, educação, saúde, trabalho. O Brasil precisa de mais e melhor de tudo isso.

Com essa esperança é que nós, da Fundação 1º de Maio, continuamos trabalhando incansavelmente na qualificação de nossa juventude e nossos militantes. Se você pensa como nós, inscreva-se no Gerando Líderes, e vamos juntos transformar o Brasil!


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/fundacao1demaio.org.br/httpdocs/wp-content/themes/fundacao/single.php on line 162

Warning: Attempt to read property "term_id" on null in /var/www/vhosts/fundacao1demaio.org.br/httpdocs/wp-content/themes/fundacao/single.php on line 162