Mulheres, empoderem-se de vocês
Bruna Pâmela

Vereadora de Porto Alegre - RS

Mulher mais jovem a tomar posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, representando o Solidariedade no Rio Grande do Sul

No Solidariedade pude ver um mundo de inclusão.

A data da minha posse é muito importante para mim. No dia 15 de março de 2020 me formei em um curso de formação política, o Lidera+, junto com a Fundação 1º de Maio. Esse curso feito para mulheres filiadas ao partido me mudou bastante.

No dia 15 de março de 2023, exatamente 3 anos depois, pude tomar posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e me emocionei quando percebi essa coincidência. Meu discurso de posse foi direcionado às pessoas que me ajudaram nessa caminhada e, principalmente, às mulheres. Nele quis mostrar que estamos no século XXI e ainda buscamos algo básico: o respeito.

Existem tantas situações cotidianas que passam despercebidas por nós. Exemplo disso é o que ocorreu dentro do Big Brother Brasil: importunação e assédio sexual. Para o cotidiano de quem está vivendo o game passou despercebido, mas para quem observou de fora foi um choque.

Nós já estamos conseguindo fazer com que todos – ou uma maioria – enxerguem a realidade, mas ainda não conseguimos mudar o contexto do cotidiano. São anos de “BASTA” e “NÃO É NÃO”, já deveriam ter mudado o comportamento.

Espero que essa situação sirva de exemplo para que possamos no próximo dia 08/03 só agradecer, não reivindicar as mesmas coisas. Às mulheres: não troquem respeito por flores. Mulheres, ocupem seus espaços!

Ainda não somos metade em nenhuma das bancadas políticas! Não somos no município, não somos no estado e nem federal, mas somos nós, mulheres, que lideramos famílias, bairros, trabalhos, comunidades. Quem busca por igualdade deve ter coragem de ocupar lugares e lutar pelo que acredita. MULHERES, EMPODEREM-SE DE VOCÊS.