Metalúrgicos: forjando sonhos para si
Cláudio Prado

Consultor da Fundação 1º de Maio

A tradição sindicalista é inseparável da imagem do metalúrgico brasileiro, todas as conquistas de direitos e benefícios passaram pela luta desta categoria organizada.

Com as suas mãos, o metalúrgico forja o aço com fogo e batidas firmes e complexas para chegar aonde a sua mente o leva. Moldar a peça sob o calor da forja até que represente os seus sonhos e sonhos de tantos outros, chegar ao que acredita ser melhor para si, o seu par, e a partir daí a arte é passada de pai para filho para atingir o melhor dos sonhos para o futuro de todos.

Um dos profissionais mais antigos da humanidade é homenageado neste 21 de abril, o Metalúrgico.

Desde muito cedo, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios e materiais que tiveram amplo uso na antiguidade como o cobre, o chumbo, o bronze, o ferro, o ouro e a prata.

Por acidente o homem misturou metais e descobriu seus benefícios, a humanidade não vive sem os frutos do trabalho dos metalúrgicos desde então.

Metalúrgicos surgiram como: ferreiro, funileiro, cuteleiro, serralheiro e ourives. Hoje são operários que realizam também o tratamento e transformação do metal, lidam diretamente com a produção e/ou extração de metal ou de suas ligas.

Mãos e sonhos na história

“A metalurgia começou com a descoberta do cobre por volta de 8000 a.C. em Anatólia, atual Turquia. Como o processo de fundição ainda não existia, os objetos eram moldados na base da pancada.

O modo como conhecemos hoje, estudiosos acreditam que aconteceu quando alguém notou o derretimento e o posterior endurecimento do metal em uma forma diferente.

Com a matéria-prima, o minério era aquecido em temperaturas superiores a 650 °C para extrair o cobre puro e depois, derramava o metal derretido em moldes de pedra.

Por volta de 900 a.C., as características do ferro chamaram a atenção dos povos daquela época. A falta de cobre e estanho para produzir o bronze, preocupava a população, já que o metal era muito utilizado para produzir armas, armaduras, utensílios etc.

Com a descoberta de um metal duro, resistente e de melhor refinação, o ferro passou a ser mais importante que o bronze e era possível encontrá-lo em abundância na natureza.

Apesar dos metais já serem conhecidos há milhares de anos, a metalurgia ganhou importância com a revolução industrial e com o uso de fornos que podiam derreter minérios com temperaturas acima dos 700 °C.

Antes, o procedimento para fundir, derreter e purificar os minérios era feito em uma fogueira que atingia o calor por volta de 200 °C.

Durante a idade do bronze, o metal que deu nome à essa era foi um artigo de luxo da nobreza e muito utilizado pelos soldados, levando em sua composição cobre e arsênio. Por volta de 1500 a.C., O bronze de cobre e estanho passou a ser mais utilizado por conta de sua dureza e durabilidade. Eram feitos materiais como armaduras, armas, joias, estátuas e utensílios para o dia a dia”.

– Curiosidades sobre a metalurgia | por Oeste.

Formando uma categoria, o começo da metalurgia no brasil

“No Brasil a magnetita, foi descoberto o mineral magnético mais antigo conhecido pelos humanos por volta de 1590, e que pode ser transformado em ferro. Antes, Portugal enviava ferro para produzir instrumentos de trabalhos usados na lavoura.

Mas, a metalurgia só começou mesmo a partir do século XIX, com a descoberta do ouro no Brasil. Na época, os equipamentos custavam caro e não havia mão de obra especializada.

A partir do século XX, a metalurgia começou a avançar por conta da formação de metalurgistas, geólogos e engenheiros para as minas pela Escola de Minas Ouro Preto.”

– Curiosidades sobre a metalurgia | por Oeste.

Metalúrgicos forjam a história da indústria na luta pelos direitos dos trabalhadores

O Brasil tem cerca de 1,7 milhão metalúrgicos, 400 mil são mulheres. 700 mil estão no estado de São Paulo.

Os metalúrgicos no Brasil sempre estiveram à frente das reivindicações e conquistas da classe trabalhadora no país. Esses profissionais têm muitas referências com a luta e os ideais de liberdade dos trabalhadores em nossa história

A tradição sindicalista é inseparável da imagem do metalúrgico brasileiro, todas as conquistas de direitos e benefícios passaram pela luta desta categoria organizada, tais como:

• Conquista da CLT;
  • Refeitório;
  • Cesta-básica;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Licenças maternidade e paternidade;
  • Adicional de hora extra;
  • Periculosidade;
  • Pagamento salarial até o dia 5;
  • Direitos da convenção coletiva.

Metalúrgicos são protagonistas no desenvolvimento do país

Todas as outras indústrias não conseguiriam sair do papel sem os trabalhadores metalúrgicos, uma vez que as fábricas, máquinas, equipamentos, instrumentos, componentes, peças, veículos e implementos, passam obrigatoriamente pelas mãos desses trabalhadores, que são profissionais importantes para o desenvolvimento industrial, econômico e social do país.

Qual o futuro dos sonhos antigos dos metalúrgicos

Para pensar: será que uma das profissões mais antigas da humanidade poderá ser superada pela inteligência artificial e as impressoras 3D?