Dia Mundial do Agrônomo
Sonia Nunes

Secretaria estadual da mulher do Solidariedade SP, Engenheira agrônoma e diretora de recursos fundiários da Fundação Itesp

Dia Mundial do Agrônomo
O Dia Mundial do Agrônomo é celebrado em 13 de setembro, para homenagear a todos os profissionais da agronomia e agropecuária - Imagem: IStock

O Dia Mundial do Agrônomo é celebrado em 13 de setembro, para homenagear a todos os profissionais da agronomia e agropecuária, porém, no Brasil, comemora-se também o Dia do Engenheiro Agrônomo em 12 de outubro (regulamentação da profissão – decreto 23.196 de 1933).

Quando se analisa do ponto de vista do campo de atuação do profissional em Agronomia, o engenheiro agrônomo tem uma gama muito ampla de possibilidades. Nós podemos atuar em áreas que vão desde as mais estritas da produção agrícola, até às atividades ligadas ao paisagismo, meio ambiente, avaliação de terras, regularização fundiária e ao agronegócio. Com a atuação desses profissionais é possível aprimorar e potencializar as atividades no campo, elevando assim a produtividade das lavouras e da pecuária, contribuindo com o aquecimento da economia.

Eu sou filha de agricultores familiares. Fui criada vivenciando a realidade dos pequenos agricultores e da dificuldade que os mesmos tinham para produção e obtenção de assistência técnica, então, para mim, a agronomia – desde muito cedo – era um sonho e ao mesmo tempo um objetivo muito claro, pois eu queria de alguma forma contribuir para que agricultura familiar tivesse um futuro diferente daquele que eu via nos meus pais e nos meus tios.

Quando se trata de trabalho e estudos, sempre fui muito determinada e nunca medi esforços para atingir meus objetivos. Com muito esforço me formei em Agronomia em julho de 1998 e desde então já trabalhei em vários lugares, assumi importantes cargos em diversos órgãos, porém nunca deixei de trabalhar com meus agricultores familiares. Sou apaixonada por agricultura familiar e pela agronomia.

A agricultura familiar me fascina tanto pelo fato de que, geralmente, são produtores de alimentos, mas também porque nessas propriedades, tanto a administração quanto a produção, são feitas utilizando mão de obra dos membros da própria família.

Hoje, na Diretoria de Recursos Fundiários da Fundação Itesp, sou responsável por áreas importantíssimas, dentre elas a Regularização Fundiária (Urbana e Rural) e a Unidade Técnica Estadual do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário. Em relação à Regularização Fundiária, tanto urbana quanto rural, não tem preço poder fazer parte do processo que proporciona o resgate da cidadania, a segurança jurídica da titulação às famílias, aos bairros irregulares, aos agricultores e produtores rurais, que é poder entregar a matrícula ou a “escritura” ao proprietário de fato e direito.

Quanto ao PNCF, Programa no qual já atuei em diversas instâncias e órgãos desde 2005, é extremamente gratificante apoiar essa política pública federal de acesso a crédito para a aquisição de imóveis rurais particulares e a execução de projetos agrícolas sustentáveis, em regime de economia familiar, proporcionando o desenvolvimento social e econômico das famílias beneficiadas. Enfim, retornamos às minhas paixões: agricultura familiar e agronomia.

Nesta data tão importante, minhas sinceras homenagens a todos os agrônomos do Brasil e do mundo, principalmente aos que amam e lutam diariamente pelo desenvolvimento e sobrevivência da agricultura família!!! Parabéns para todos nós!!!