Carregando...
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

A importância do diálogo na manutenção da democracia brasileira
O voto é um ato fundamental de cidadania e transformação social. Votar com consciência e reflexão é indispensável para construirmos uma sociedade justa, com equidade e solidariedade para todos.

A capacidade de dialogar é um privilégio na natureza humana, ela nos permite trocar ideias, reflexões e aprender com o próximo. Mas quando se trata de pessoas que têm ideologias, vivências, crenças e opiniões diferentes da nossa, como manter um diálogo de forma respeitosa e que não ataque o outro?

Essas são questões historicamente complexas em nossa sociedade, que sofre com a ausência de diálogos saudáveis e de propósito com o bem-estar social. O fundamentalismo, a ideologia inflexível torna o consenso um verdadeiro desafio na política brasileira, causando situações como a polarização. Ou seja, nenhum dos lados conversam entre si e não existe meio termo

Agora, rumo às eleições de 2022 que decidirão quem serão nossos futuros representantes, o debate torna-se fundamental para escolhermos com sabedoria o destino do país para os próximos quatro anos.

A Constituição Federal cita no artigo 11º que “Qualquer pessoa tem direito à liberdade de expressão”. Este direito compreende a liberdade de opinião e a liberdade de receber e de transmitir informações ou ideias.

A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto e os debates já têm data e hora marcada pelos principais canais de televisão do país. Ao todo são 15 debates, somando os do primeiro e segundo turno.

Primeiro turno

• 6 de agosto – CNN
  • 9 de agosto – Jovem Pan
  • 14 de agosto – Band
  • 2 de setembro – RedeTV!
  • 8 de setembro – CBN e jornais O Globo e Valor
  • 13 de setembro – TV Aparecida
  • 22 de setembro – Folha e UOL
  • 24 de setembro – SBT, O Estado de S. Paulo, Veja e Rádio Nova Brasil FM
  • 29 de setembro – Globo

Segundo turno

• 3 de outubro – CNN
  • 4 de outubro – Band
  • 11 de outubro – Jovem Pan
  • 13 de outubro – Folha e UOL
  • 22 de outubro – SBT, O Estado de S. Paulo, Veja e Rádio Nova Brasil FM
  • 28 de outubro – TV Globo

Os debates políticos têm o poder de colocar frente a frente candidatos de ideias opostas para debater possíveis soluções para as questões cotidianas que nos cercam. Por essa razão, é muito importante acompanhar e tirar dúvidas sobre o candidato que pretendemos escolher.