Fundação 1º de Maio completa 8 anos de história
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Fundação 1º de Maio completa 8 anos de história
Nossa missão é formar cidadãos politicamente ativos e conscientes, que defendam a democracia e a liberdade do país.

Fundação 1º de Maio nasceu da vontade de transformar a realidade dos milhões de brasileiros que enfrentam, dia e noite, as dificuldades que afligem o país. Hoje, completamos 8 anos de trajetória!

A exclusão e ausência de representatividade de uma grande parcela da população na tomada de decisões, reflete diretamente nas condições de vida dos cidadãos mais carentes e contribui para o aumento da desigualdade social.

Essa realidade gera impactos em toda a sociedade, no desenvolvimento do país e na harmonia dos cidadãos. Por essa razão, a 1º de Maio vem investindo cada vez mais na inclusão da população que está à margem e que enfrenta constantemente situações de vulnerabilidade.

Visando a transformação social e promoção de melhores condições de trabalho, diversidade, inclusão, educação, saúde, segurança e acesso, a Fundação 1º de Maio tem trabalhado há 8 anos na criação de cursos de capacitação e formação política que fomentem o debate, a mudança no cenário político e a ampliação da participação popular na política.

Após dois anos de perdas e isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, a 1º de Maio enxergou a necessidade de possibilitar uma educação mais democrática, com comodidade e acessibilidade para todo o território nacional.

Desta maneira, em janeiro deste ano foi lançada a Plataforma de Ensino à Distância (EAD), com os cursos #Sou Solidário, Elas Podem + na Liderança, Elas Podem + no Mercado de Trabalho e Mandatários. A plataforma possibilitou o acesso remoto de conteúdos e aulas que podem ser assistidas de qualquer lugar, de acordo com o horário e ritmo do aluno e adaptando-se à nova realidade pós-pandemia.

Neste ano, a instituição pôde finalmente retomar os encontros presenciais com o curso Mandatários que, além de alcance nacional, gerou excelentes resultados aos candidatos que disputam estas eleições.

Foram capacitados e formados só neste ano 1.580 participantes, de 5 regiões do país e em 17 estados diferentes. Os participantes puderam concluir o curso com uma bagagem rica de informação, experiência, consciência e desenvolvendo  métodos e técnicas que puderam proporcionar uma força ainda maior nesta campanha eleitoral.

Com o compromisso de participar ativamente das mudanças que nossa sociedade tanto precisa, a Fundação 1º de Maio participou da construção do Programa de Governo da chapa Lula-Alckmin (coligação Solidariedade, PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Avante), com o objetivo de debater e criar políticas públicas que sejam efetivas e que possam ser aplicadas na prática e de forma integral na realidade dos brasileiros.

A Fundação luta diariamente por uma sociedade justa, igualitária, com melhores condições de vida para todos os cidadãos. O progresso, a diversidade e a inclusão de todos no espaço democrático é o caminho para que uma mudança positiva de fato se torne realidade. É desta forma que trabalhamos esses 8 anos e que continuaremos com a nossa missão para formar cidadãos politicamente ativos e conscientes, que defendam a democracia e a liberdade do país.

Confira a homenagem da nossa equipe para esses 8 anos de Fundação 1º de Maio!