Entenda como a privatização pode afetar a sua vida
Fundação 1º de Maio

Equipe de Comunicação

Entenda como a privatização pode afetar a sua vida
45% dos brasileiros são contrários a privatizações de empresas e serviços públicos e 38% são favoráveis

A privatização é um tema relevante e que pode afetar a vida de todos nós. É importante entender o que é e como funciona esse processo de transferência de empresas e serviços públicos para a iniciativa privada, e quais são os benefícios e consequências que podem surgir.

O que é privatização?

A privatização é a transferência de empresas públicas para a iniciativa privada. Isso pode resultar em maior eficiência e redução de custos, mas também pode levar a aumentos de preços e redução de qualidade.

Como ocorre?

Ela pode ocorrer de diversas maneiras, como venda de ações da empresa na bolsa de valores, concessão ou arrendamento para empresas privadas.

Afinal, é boa ou ruim?

Em alguns casos, a privatização pode trazer benefícios, como melhorias na qualidade e aumento da oferta dos serviços.

No entanto, há também casos em que a privatização pode ter consequências negativas, como aumento de preços e redução da qualidade dos serviços oferecidos, além da exclusão de pessoas com menor poder aquisitivo.

O que os brasileiros pensam?

Segundo dados de pesquisa do Instituto DataFolha:

• 45% dos brasileiros são contra as privatizações (66% em setembro de 2022, 67% em julho de 2019 e 70% em novembro de 2017)
  • 38% são a favor (26% em setembro de 2022, 25% em julho de 2019 e 20% em novembro de 2017)
  • 14% não sabem (0% em setembro de 2022, 6% em julho de 2019 e 7% em novembro de 2017)
  • 3% são indiferentes (8% em setembro de 2022, 2% em julho de 2019 e 2% em novembro de 2017)