Conheça 6 direitos trabalhistas das mães brasileiras
Beatriz Gonçalves

Estagiária da Fundação 1º de Maio

Conheça 6 direitos trabalhistas das mães brasileiras

Dia das Mães é todo dia, mas hoje, mais do que nunca, precisamos lembrar o desafio que é ser mãe no Brasil.

Um país que ainda sofre com a desigualdade histórica de oportunidades, salários, reconhecimento, entre outras questões presentes na nossa sociedade marcada pelo patriarcado.

Além dessas problemáticas, durante a maternidade enfrentam diversas dificuldades que comprometem o bem-estar da mulher e da criança, como a sobrecarga consequente da jornada de trabalho, a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho e o preconceito em relação à maternidade solo.

Sendo assim, é importante lembrar dos direitos das mães trabalhadoras previstos por lei, para que possamos cobrá-los de forma correta, respeitá-los e garanti-los.

Alguns dos direitos trabalhistas:

• Salário-maternidade durante o período de licença;
  • Direito a tempo para amamentação até que a criança atinja seis meses;
  • Dispensa para consultas médicas por no mínimo seis vezes;
  • Dispensa para acompanhar o filho ou a filha em consultas e exames, uma vez ao ano;
  • Auxílio-creche ou direito a espaço no local de trabalho para que os filhos sejam deixados.
  • Licença-maternidade de 120 dias, podendo ser estendido para 180 dias em casos de sequelas adquiridas por complicações.

Nesta data, lembre-se do quão importante essas mulheres são na construção e manutenção da sociedade brasileira. E agora que você já conhece alguns dos direitos previstos por lei, faça parte do impacto positivo que o nosso país tanto precisa: apoie e incentive.