Caravana Lidera+ visita seis cidades até setembro de 2023
Mulheres durante treinamento em módulo do Lidera+ em Brasília (DF), realizado em 2022. Foto: Yuri Alvetti.

Depois do sucesso Lidera+, programa de formação político-partidária para mulheres, o Solidariedade Mulher, com apoio da Fundação 1º de Maio, lança a Caravana Lidera+, com foco também no público feminino, engajado na política, inclusive mulheres que já tiveram a oportunidade de disputar cargos eletivos. O objetivo é incentivar e capacitar essas mulheres para que tenham mais representatividade e ganhem espaço no ambiente político.

A Caravana Lidera+ passará por seis cidades – Curitiba (PR), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI) – e espera alcançar pelo menos 600 mulheres brasileiras que desejam superar desafios e garantir uma maior representatividade na esfera política do país.

O encontro seguirá o mesmo formato em todas as cidades: durante uma manhã, as mulheres participantes assistirão palestras sobre os projetos de educação da Fundação 1º de Maio, sobre liderança feminina e sobre representatividade feminina.

“Precisamos de mais mulheres eleitas para superar os desafios na política. Tivemos alguns avanços, mas nossa representação ainda é baixa e ainda somos confrontadas pela violência de gênero”, Maria Aparecida dos Santos, secretária nacional do Solidariedade Mulher.

As mulheres participantes serão selecionadas pela Fundação 1º de Maio e Solidariedade Mulher. “Com grande orgulho, realizamos a Caravana Lidera+ por todo o Brasil e, em novembro, nossa expectativa é realizar mais uma edição do Lidera+, nosso programa de formação política exclusivo para mulheres. Nosso trabalho é tornar a política mais igualitária levando educação política para essas mulheres”, finaliza Samanta Costa, presidente da Fundação 1º de Maio.

Confira as fotos da Caravana Lidera+