Formação política na sociedade: precisamos falar sobre isso!
Samanta Costa

Presidente da Fundação 1º de Maio

Publicado originalmente no jornal O Tempo.

Nos últimos anos, tenho observado uma enxurrada de pessoas se manifestando nas redes sociais na defesa de um ou outro político. Por um lado, isso mostra o aumento de cidadãos interessados na política, embora também revele o quanto a sociedade brasileira tem pouco conhecimento sobre o assunto.

Uma pesquisa de opinião divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a maioria da população (33,4%) tem um interesse moderado por política, enquanto apenas 12,8% dos entrevistados responderam que têm um interesse elevado. Ainda, 21,7% das pessoas ouvidas disseram ter baixo interesse por política, e um número expressivo (31,6%) afirmou que não tem nenhum interesse.

Este cenário só demonstra uma coisa: aquele Brasil que desejamos politicamente, mais igualitário, com líderes que trabalhem para toda a sociedade sem distinção, estará bem longe de acontecer se continuarmos olhando para a política de maneira superficial. Assim, sempre teremos os mesmos problemas e sempre faremos as mesmas reclamações. Até quando estamos dispostos a nos sujeitar a isso?

Não tenho dúvidas de que conhecimento político atrelado ao interesse em participar do processo representativo é o único caminho possível para chegarmos ao Brasil que queremos, com empoderamento de indivíduos e grupos, além de fortalecermos a democracia.

A formação e a capacitação política são importantes porque oferecem ao cidadão ferramentas libertadoras do ponto de vista da ação política, e promovem o desenvolvimento de uma consciência crítica.

Dessa maneira, os cidadãos estarão cada vez mais bem preparados para escolher seus representantes e, além disso, monitorar e avaliar continuamente as atividades daqueles que escolheram nas urnas.

Para que a formação chegue para todos, os partidos políticos têm papel fundamental, já que são figuras importantes na democracia e devem caminhar junto com a população, estimulando a participação ativa da sociedade.

Ainda há uma luz no fim do túnel. Trazer formação política para a sociedade ainda é algo desafiador. É preciso que nossos representantes estejam preocupados com a formação política do cidadão, para que, no longo-médio prazo, possamos identificar líderes com maior responsabilidade social, bem-preparados e que realmente mereçam o respeito da população.

Daqui a alguns meses, estaremos novamente nas urnas para eleger um novo presidente para o nosso país, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Sinceramente, eu espero que bons líderes sejam reconhecidos e que eles estejam comprometidos em resolver os problemas da sociedade no geral. Pessoas bem preparadas politicamente, honestas e que não se deixem corromper. Mas, para isso acontecer, depende do meu, do seu e do conhecimento político de todos os brasileiros.

(*) Instituição partidária ligada ao Solidariedade com objetivo de capacitação sobre política e administração pública.

Clique aqui e confira o artigo no site do O Tempo