Agricultura familiar tem retomada de investimentos em 2023
Visita da Anater à ETFA (Escola Técnica Família Agrícola A Partilha), de Pojuca (BA), no Assentamento do Incra Ana Rosa, para elaborar um programa de atuação da ANATER na formação dos estudantes rurais. Foto: divulgação Anater.

Muito se diz que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Embora não seja possível confirmar tal afirmação já os dados que temos hoje são divergentes, o fato é que o potencial da agricultura familiar é enorme. Um exemplo: 80% da mandioca e 42% do feijão consumidos no Brasil são cultivados pela agricultura familiar.

Com base no último levantamento do Censo Agropecuário 2017-2018 realizado pelo IBGE, a agricultura familiar responde por 76,8% dos 5,073 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil, conforme estabelecido pelo Decreto 9.064, de 31 de maio de 2017, ou 23% da área cultivada no país.

Em 2017, a agricultura familiar gerou uma receita de R$ 106,5 bilhões, uma redução de 10,2% em relação ao levantamento anterior, de 2006. Apesar de todo esse potencial, em 2022, o Governo Federal cortou recursos na ordem de R$ 6,7 bilhões no seu orçamento de programas relativos à agricultura familiar.

“A agricultura familiar vem sofrendo com uma falta de investimento dos últimos governos; os governos não investem na agricultura familiar porque não enxergam que dê um retorno tão grande”, afirma Jefferson Coriteac, tesoureiro-geral do Solidariedade Nacional e presidente de Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), que tem como principal papel contribuir para a qualificação dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil, promover e apoiar a disseminação de tecnologias apropriadas para o público rural.

Para fomentar a agricultura familiar e alimentos agroecológicos e saudáveis na mesa do brasileiro, a Anater irá promover uma chamada pública de R$ 60 milhões. “Hoje, nós estamos fazendo uma reconstrução. O governo passado esqueceu a Anater e tinha intenção de fechá-la, reduziu muito o orçamento e nós fizemos neste ano aqui de 2023 uma recomposição de parte deste orçamento e estamos reconstruindo a Anater”, explica Coriteac.

O presidente da Anater ainda destaca o Plano Safra da Agricultura Familiar, que agricultores familiares já podem solicitar. “Tivemos um Plano Safra da ordem de R$ 77 bilhões de reais destinados aos agricultores familiares. E a Anater dá assistência técnica a esses agricultores pra melhorar a produção, melhorar a colheita, melhorar o escoamento desses produtos e com isso melhorar a renda dessas pessoas, que vão poder comprar mais, viver melhor, cuidam melhor da sua vida e de suas famílias”, completa.