Preço da gasolina deve subir ainda mais no Brasil
Fundação 1º de Maio

Equipe de Comunicação

Preço da gasolina deve subir ainda mais no Brasil
Crise política no Brasil está impactando o preço do dólar; moeda influencia diretamente valor dos combustíveis

A gasolina teve aumento de 51% ao longo do ano de 2021 e a probabilidade é que os valores dos combustíveis cresçam ainda mais.

Isso acontece porque o petróleo teve uma enorme alta nos últimos meses, chegando a superar o valor de 60 dólares e ainda não há um aumento significativo de produção que justifique uma queda no preço.

Outro fator é o câmbio no Brasil que está impulsionando a inflação no país. Apesar da situação das contas externas dar sinais de que a moeda brasileira poderia valorizar em 1 real, portanto o dólar cairia, não é o que tem acontecido. O dólar está se sustentando em R$5,30 em função da crise política e institucional. A insegurança gerada pelo ambiente político está impactando diretamente os indicadores financeiros e, consequentemente, a vida das pessoas.

O preço do litro da gasolina comum na bomba de alguns postos de combustíveis já chega ou ultrapassa os R$ 7 em quatro estados: Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. A informação é da pesquisa de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada entre os dias 15 e 21 de agosto.

Em um posto de gasolina em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro, a gasolina comum está R$ 6,996, e a aditivada já tem o custo de R$ 7,195 o litro. O aumento total, só no de 2021, foi de 51% e preocupa os motoristas.

Fonte: CNN Brasil
Imagem: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas