Gestão Solidária - o jeito Solidariedade de governar

Logo do Gestão Solidária, com o slogan "O jeito Solidariedade de governar"
Publicado em: 15/janeiro/21   |   Autor: Laura Luz

As cidades no Brasil são tão diversas quanto seus maiores desafios, sejam eles na Saúde, Educação ou Lazer. Cada um dos 5.570 municípios do país enfrentam uma realidade diferente em suas necessidades, recursos, características e possibilidades de soluções. Para compreender essas questões e traçar formas de enfrentamento e aperfeiçoamento das políticas públicas municipais, é necessário uma atenção especializada para cada uma das áreas necessitadas.

Buscando estabelecer pontes entre as gestões municipais e parceiros da sociedade civil organizada - que já têm expertise em análise e implementação de metas, trabalho técnico e capacitação de pessoal - a Fundação 1º de Maio desenvolveu o Gestão Solidária. O programa irá assessorar a gestão municipal de quatro prefeitos eleitos em 2020 pelo Solidariedade para a criação de um plano de metas que apresente as demandas que o município considere primordiais para que possam ser trabalhadas em conjunto, dentro de uma visão de futuro que inclui planejamento urbano, desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade.

As primeiras quatro cidades a receberem o programa são:

Mossoró - Rio Grande do Norte

Araguaína - Tocantins

Esmeraldas - Minas Gerais

Uberaba - Minas Gerais

Com esse novo programa, a gestão municipal ganhará com a experiência dos parceiros, ampliando sua capacidade técnica na execução de boas práticas em políticas públicas eficazes. Em contrapartida, os parceiros poderão ver implementados, por meio dos gestores municipais, seus objetivos voltados à construção de cidades e gestões que sejam eficientes e que dialoguem com as demandas locais, levando em conta a população, seus anseios, experiências e propostas.

Segundo o diretor executivo da Fundação, Guilherme M. Martinelli, esse projeto deverá levar às cidades um jeito Solidariedade de governar. “Vamos auxiliar e capacitar tecnicamente o grupo de gestores do município, para que eles possam desenvolver e implantar políticas públicas qualificadas. Além disso, a Fundação 1º de Maio dará suporte aos municípios com acompanhamento, treinamento e capacitação durante os quatro anos de gestão. A ideia é não só quantificar essas ações, mas oferecer uma gestão pública com a cara do Solidariedade.”

Para a Fundação 1º de Maio, garantir que a gestão municipal trabalhe em prol dos ideais do do partido, por meio de políticas públicas que, de fato, atendam às necessidades da população, é essencial para o desenvolvimento de uma gestão transformadora, bem-sucedida e benéfica para todos.

2020 Fundação 1º de Maio. © Todos os direitos reservados.