Ideologia e Diretrizes

Para nosso desenvolvimento, em busca de uma sociedade mais harmônica, as diretrizes políticas programáticas do Solidariedade sustentam-se na base conceitual ideológica do que denominamos: Humanismo Sistêmico.

Humanismo contemporâneo parte da compreensão de que a vida humana possui uma dinâmica específica, ou seja, em cada fase de desenvolvimento, o ser humano busca certo grau de realização, a fim de que possa se estruturar como pessoa plena e integrada. Esse ser humano se relaciona com o ambiente, onde encontra sua família, amigos, natureza e sociedade. Todas essas relações fazem parte de um conjunto de elementos com objetivos definidos em interação dinâmica e organizada, formando um sistema onde o homem é criador e criado por ele. Ao resultado dessa dinâmica de interações damos o nome de Humanismo Sistêmico, a base que sustenta todo o ideário do partido Solidariedade.

O Humanismo Sistêmico nada mais é que a compreensão do Humanismo na contemporaneidade, entendendo o ser humano e sua relação com o meio, compreendendo o sistema das relações humanas e da vida no planeta de forma sustentável. Sob essa base conceitual que nos fornece o Humanismo Sistêmico, estabelecemos três grandes pilares, que são diretrizes estruturantes, e norteiam todas as ações dos militantes do nosso partido por meio de seu Programa e suas Bandeiras, são elas:

1. 1. A Cooperação e e solidariedade como princípios básicos e estruturantes de todas as relações sociais.
  2. 2. A valorização do trabalho humano.
  3. 3. O desenvolvimento econômico, humano e social sustentável.

Saiba mais sobre a ideologia do partido
Link abre abre externo em nova janela.

Apresentação em Vídeo

Dúvidas sobre a nossa Ideologia? Assista ao vídeo. Ele apresenta de uma maneira bem didática os principais pilares de nossas ações.

Conheça o Programa Operacional

Plataforma Sistêmica

Conecte-se à Plataforma Sistêmica e tenha acesso aos conteúdos exclusivos.

Acessar Plataforma do Filiado

Já sou Filiado